Expo Turismo Goiás 2025: eu fui!

Avatar de Pâmella MirandaPublicado por

Pela primeira vez, minha experiência na Expo Turismo Goiás foi como servidora do Estado de Goiás. Como podem ver em posts anteriores, sempre estive presente na feira, mas era representando Formosa-GO, como Secretária Municipal de Turismo e Cultura.

Início do ano assumi o cargo de Gerente de Integração Interfederativa na Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF/GO), que tem o papel de ser a ponte entre os municípios goianos do Entorno do DF e o governo estadual e federal, promovendo o desenvolvimento regional através da articulação de políticas públicas em áreas como infraestrutura, segurança, saúde e educação, além de integrar ações e fortalecer a cooperação entre os entes federativos para atender a população da região. 

A SEDF/GO tem um papel importante no desenvolvimento turístico desses 13 municípios que são atendidos: Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, através da aplicação de políticas públicas de incentivo.

Por isso, quando houve a possibilidade da SEDF/GO ter um stand próprio na maior feira de turismo da Região Centro Oeste, nem pensamos duas vezes antes de colocar em prática essa importante ação.

Durante a montagem

Levamos para a feira o melhor da gastronomia produzida no Entorno do Distrito Federal.

Estiveram conosco a premiada Pé di Gostosura, uma produtora de doces e produtos à base de mandioca, localizada no município de Luziânia-GO. A empresa é conhecida por seus doces artesanais e por inovar com produtos como o sorvete de mandioca, cocada de mandioca, palha italiana de mandioca, “mandiocotone” (panetone feito com mandioca) entre outros.

A produtora rural Marcilene Mariano e sua família estão à frente do negócio, que ganhou destaque e foi vencedor do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios 2025 em Goiás. A iniciativa valoriza a agricultura familiar e transforma a mandioca, um produto local, em diversas gostosuras. 

As deliciosas La Auria Geleias Artesanais, são geleias zero açúcar, tem baixíssima caloria, ingredientes naturais e sem conservantes artificiais, produzidas no município de Planaltina – GO.

O Sr. Paulo e a Dona Auria produzem tudo com muito carinho, pois a geleia surgiu através do amor dos dois. Dona Auria, vendo que o Sr. Paulo não poderia mais consumir açúcar, depois de ter virado diabético, começou a produzir para que ele pudesse consumir uma geleia saudável. Deu tão certo, que começaram a produzir mais, vender e se tornou um grande sucesso.

Os maravilhosos Suspiros Rosas de Açúcar, também de Luziânia-GO, que conquistam qualquer pessoa. Os tradicionais suspiros já são bons, mas quem ainda não experimentou, vai ficar impressionado com a qualidade dos suspiros recheados. Um mais delicioso do que o outro.

A Fabi e a Renata são cunhadas e sócias, e transformaram essa parceria em uma máquina de sabor. Os suspiros que por muitas vezes são julgados por parecer ter gosto de ovo, basta a pessoa experimentar para mudar completamente de ideia. Eles derretem na boca, além de deliciosos.

Também estiveram no nosso stand a renomadíssima Cachaça Cállida. Com uma tradição familiar que remonta a quase um século, a produção atual combina essa herança com tecnologia moderna para garantir qualidade e pureza. A cachaça goiana já foi premiada pelo Brasil e pelo mundo.

Célio Cintra, que é um delegado de polícia aposentado, herdou a atividade de seu pai, o fundador original, e transformou a tradição familiar em uma marca de renome nacional e internacional, aliando herança com rigor técnico e inovação. A produção da Cachaça Cállida ocorre em um alambique moderno e estruturado na propriedade da família, situada no município de Cristalina-GO. 

Viram como nosso stand estava recheado de belezas gastronômicas?

O Secretário de Estado do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, acertou em cheio quando topou levar a SEDF/GO e suas belezas para a Expo Turismo Goiás 2025. Vocês não acham?

De quebra, eu ainda encontrei muitos amigos que o turismo me presenteou nesses quase 10 anos.

Grata surpresa durante a palestra da Professora Giovanna

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.