FamTrip Visite Formosa

Publicado por

Sempre fui apaixonada pela minha cidade. Sempre gostei de receber os amigos na minha casa e de apresentar Formosa para todo mundo. Sempre me gabei muito que morava na cidade mais Formosa do Brasil e que um dia ia provar isso para muita gente. Sim! Sempreeee!

Desde muito cedo entendi que fazer a minha parte seria importante, então, depois que criei o IG @tripsdapam em março de 2016, comecei a divulgar ainda mais Formosa nessa minha nova conta do Instagram, direcionada especificamente para viagens, meio ambiente e turismo no geral.

Fui conhecendo, bem nessa época, grande parte dos amigos blogueiros que tenho hoje. Eu enchia tanto o saco deles falando de Formosa, que acabei despertando a curiosidade de muitos em vir conhecê-la. E assim, depois que o primeiro veio, já recebi em casa uns 15 amigos e os acompanhei todos nos dias que ficaram aqui. Fiz e faço tudo isso com muito prazer! Só que mal sabia eu, que esse trabalho de formiguinha que eu já fazia sem pretensão alguma, além de divulgar Formosa, traria tantos bons frutos alguns anos depois.

No final de 2018 / início de 2019, comecei a colocar no papel um sonho que tenho de abrir uma Agência de Turismo emissiva e também receptiva, afinal, quero muito receber turistas aqui para conhecerem a cidade. Nos trâmites desse processo burocrático de abertura de empresa / agência, eu já estava envolvida somente com turismo, profissionalmente falando. Estava fazendo muitos roteiros personalizados para viajantes que me contratavam através do blog.

Em março de 2019 resolvi que juntamente com a abertura da minha agência, eu montaria um projeto para trazer influenciadores do ramo de viagem para divulgar Formosa e consequentemente, a minha agência. Foi aí que a grande reviravolta surgiu na minha vida profissional.

Apresentei o projeto para um amigo que é vereador e na época, era presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e perguntei se ele gostaria de tocar comigo. Ele disse que ia pensar, mas dias depois indicou meu nome para o Gustavo Marques – Prefeito de Formosa, para integrar a equipe da Secretaria de Turismo.

Em maio de 2019 eu comecei a trabalhar na Secretaria de Turismo como assessora e apresentei esse projeto pouco tempo depois que entrei. O bom, é que o projeto casou com um desejo de projeto parecido que a Prefeitura havia adiado por não ter pessoal suficiente para colocá-lo em prática. Engraçado que antes de apresentar, teve gente dentro da própria Secretaria de Turismo que disse que o projeto que eu escrevi sozinha não estaria bom o suficiente para ser apresentado no Gabinete do Prefeito (mas acho que essa pessoa quebrou a cara ne?).

Pois bem, o projeto foi tomando forma e ganhou de fato um nome, FamTrip Visite Formosa, que foi sugerido pela Superintendente da gestão passada. Significa: Fam = family e Trip = Viagem, ou seja, viagem de familiarização. Uma experiência cultural, gastronômica e de ecoturismo proporcionada para um grupo de pessoas.

No começo de setembro do mesmo ano, eu assumi o cargo de Superintendente de Turismo e no final do mesmo mês, a FamTrip começou a receber os primeiros grupos de influenciadores.

.

Depois de contar como o projeto surgiu, vou contar para vocês como foi a estruturação e a execução:

Esse projeto idealizado por mim e realizado pela Prefeitura Municipal de Formosa, consistiu não só em fortalecer a marca @visiteformosa, perfil oficial da Secretaria de Turismo, mas principalmente em trazer os influenciadores para mostrar a eles o temos de melhor, para que então, eles apresentem Formosa para os seus seguidores, fazendo com que cada vez mais, o turismo da cidade cresça.

As parcerias foram de suma importância para a concretização do projeto. Hotéis, restaurantes, cafeterias, guias e atrativos turísticos foram os principais parceiros para fazer o projeto sair do papel. Também buscamos alguns parceiros no comércio local, já que hoje em dia as pessoas começaram a ter a consciência do poder que a era digital tem nas nossas vidas e do longo alcance desse tipo de publicidade.

Tivemos 99% de adesão dos comerciantes que procuramos para contribuir com o projeto. Foi uma mobilização incrível e que com certeza mudou a história do turismo na cidade.

O projeto FamTrip Visite Formosa recebeu 38 pessoas, divididos em 7 grupos, sendo eles: influenciadores, jornalistas e representantes de instituições importantes do trade turístico estadual e nacional. Os grupos permaneciam na cidade de quarta-feira a noite até domingo a tarde.

Abaixo, vou listar quais grupos visitaram nossa cidade e deixar os @ de todos para que vocês possam conferir no IG de cada um deles como foi a experiência em Formosa. Todos salvaram nos destaques, mas também repostamos tudo no @visiteformosa.

.

.1º GRUPO: 25 à 29/09/2019

Nádia @nadianomundo / Camila @viajecomcamila  / Lívia @pequena.viajante / Luciana @casalabordo / Tânia @embraturbrasil @taniaviajante / Alemão @alemaoviajante / Euclides @casalabordo

.

2º GRUPO: 03 à 04/10/2019

Juliana @juhgalasso  / Camila @ondetemnovidade  @lacamilalves / Bia @biafausstino / Helvio @helvio_araujo_pessoal  / Thales @chefthalesalves / Frécia @frecinha

..

.3º GRUPO: 05 à 06/10/2019

Felipe Netto @felipe.netto / Bruna @bruna_coach1 / Renan @renanribeirovv

.

.4º GRUPO: 16 à 20/10/2019

Celso @celsodorileo / Clara @lugaresqueamamos_ @claraazeredo / Tainá @tainasampaio2 / Diogo @diogo.marquess  / Pedro Chavo @seturdf @pedro_chavo

.

.5º GRUPO: 23 à 27/10/2019

Marcos @embraturbrasil @marcosfonseca_12 / Thomas @guiacurtamais @uaithomas / Pedro @seturdf @pedroramosdemelo / Marcos @guiacurtamais @marcosaleotti / Eldo @eldogomes / Kiara @mturismo @kiaramila

.

.6º GRUPO: 30/10 à 03/11/2019

Cris @raizesdomundo / Brunna @brunnanovo / Bruna @bruhdantas_  / Grazi @grazigervasoni / Rafa @viajantedeasas  / Rê @re_olliveira  @trilheiras

.

.7º GRUPO: 11 à 15/12/2019

Andrea @detalhespelomundo / Amanda @amandafanova / Jess @andarilhas / Derik @derikferreira @eusouoderik / Leandro @le.arruda

..

Tivemos muito trabalho para que tudo se encaixasse perfeitamente e que através disso, pudéssemos proporcionar uma experiência única na vida de todas essas pessoas que vieram conhecer a nossa cidade. É importantíssimo frisar que cada um fez sua parte: a Prefeitura providenciou os carros e o transporte para irmos a todos os lugares, o comércio local providenciou toda a alimentação e hospedagem necessárias e, os atrativos e guias ficaram por conta de mostrar nossas belezas naturais. Nada disso teria sido possível sem a união de todos os envolvidos. Esse projeto marcou a história do turismo em Formosa e tenho certeza que não parou somente nesta edição. Devido a pandemia do novo coronavírus, tivemos que cancelar a edição desse ano de 2020, que ia ter 30 participantes, entre jornalistas, influenciadores e representantes de instituições do trade turístico estadual e nacional.

Agora, na época de seca, era quando íamos colher os frutos plantados nas FamTrips do ano passado, mas Deus sabe o que faz e temos a certeza de que todo esse trabalho não será esquecido e ainda teremos a visibilidade nacional que Formosa merece.

Gostaria de agradecer muitíssimo aos meus amigos influenciadores que participaram do projeto e que lidaram com tanto carinho com as publicações dos dias que estiveram aqui. Agradecer imensamente a todo o comércio local, guias, atrativos e principalmente ao Prefeito Gustavo Marques por acreditar no meu trabalho e ter dado todo o suporte necessário para o sucesso do projeto. Se Deus quiser, voltaremos com a FamTrip e muitos outros projetos em 2021! o/

Já sigam aê o @visiteformosa para ficar por dentro das novidades do ano que vem…

.

E você? Quer vir conhecer Formosa?

Vou deixar aqui embaixo os principais contatos de quem vocês devem procurar quando estiver pensando em desbravar as terras formosenses:

– Secretaria de Turismo: (61) 3981-1234

* Para saber sobre o Parque Municipal do Itiquira, as informações também são neste telefone acima. A Secretaria de Turismo é quem administra o Parque.

– Parque EcoBocaina: (61) 99842-5858 / (61) 99100-0635

– Fazenda Citates – Indaiá: (61) 99833-8344 / (61) 99985-4577

– Bisnau Ecoturismo: (61) 99966-9118

– Cachoeira do JK: (61) 99694-0413

– Itiquira Park: (61) 98438-0807 / (61) 98438-0815 / (61) 3718-1502

– Rampa de Voo Livre – Morro de São Pedro: (61) 98556-0560

– Noel (guia): (61) 99937-2469

– Leonardo (guia): (61) 99973-6020

.

Tem post contando sobre 10 lugares para conhecer em Formosa. Para saber mais, CLIQUE AQUI!

Vou ficando por aqui, com a certeza de que estamos no caminho certo! Que preciamos melhorar muito, mas que estamos evoluindo e é isso que mais importa! 🙂


Quer conferir todos os posts de destinos nacionais do Blog? CLIQUE AQUI!

9 comentários

  1. Que bacana relembrar essa viagem. Parabéns a todos os envolvidos pelo lindo projeto e trabalho. Com certeza Formosa irá colher os frutos desse trabalho quando tudo isso (pandemia) passar. Um beijão Pam!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.