Vitória e Vila Velha – Espírito Santo

Publicado por

Ficamos 1 semana hospedados em Guarapari e resolvemos tirar um dia para dar um pulinho em Vitória e Vila Velha para conhecer essas lindas cidades do estado do Espírito Santo.

Devo antecipar que em 2013 (época da viagem), eu ainda nem pensava em ter um blog de viagens, então, pode ser que as fotos não tenham o mesmo padrão de qualidade das fotos dos posts mais recentes do Blog.

POST >> Para conferir como foram nossos dias em Guarapari, clique aqui!

DIA DA VIAGEM: 25 de outubro de 2013 – primavera.

CITY TOUR – Convento da Penha e Fábrica de Chocolates da Garoto:

Chegamos à Vitória quase na hora do almoço. Fomos comer a famosa moqueca capixaba, prato típico do estado. Estava maravilhosa!

Depois do almoço seguimos para o Morro da Penha, principal ponto turístico.

Morro da Penha

Vitória e Vila Velha, são cidades vizinhas separadas pela Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça ou popularmente conhecida como Terceira Ponte, que possui 3.300 metros de comprimento e 70 metros de altura. Ela foi considerada a maior obra já realizada no estado e uma das maiores do Brasil.

Terceira Ponte – vista do Convento da Penha

Devida a tamanha beleza e imponência, a ponte se tornou o cartão postal das cidades e também do estado do Espírito Santo.

Saímos de Vitória rumo a Vila Velha onde está situado o Morro da Penha. Em seu topo está o Convento da Penha, um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil.

Convento da Penha – entrada

Datado de 1558 o Convento recebe milhares de fiéis no decorrer do ano. Além de ser um local de extrema importância religiosa, ainda possui uma vista de tirar o fôlego.

Convento da Penha – vista do estacionamento

Após a subida das escadas até o Convento, já íamos tendo a dimensão do quanto Vitória e Vila Velha são lindas vistas do alto.

Convento da Penha – vista de Vitória e Vila Velha
Convento da Penha – vista de Vila Velha

No interior do convento fica a Igreja entalhada principalmente em cedro, trabalho do escultor José Fernandes Pereira realizado entre os anos de 1874 a 1879. No altar-mor fica a imagem da Virgem da Penha, originária de Portugal de 1569.

Convento da Penha – altar

Pelas paredes, as pessoas que tiveram as graças alcançadas, deixam essas plaquinhas em forma de agradecimento à Nossa Senhora da Penha.

Convento da Penha

Conforme vamos caminhando lá dentro, encontramos muitos lugares interessantes…

Convento da Penha – vista de Vitória

Cerca de 1 hora de visita é suficiente para conhecer o Convento da Penha e admirar a vista incrível que ele proporciona de Vila Velha e Vitória.

Após a descida, passamos nas lojinhas que tem muitas coisinhas lindas assim, como esses santinhos que comprei.

Depois que saímos do Convento, fomos conhecer a Fábrica de Chocolates da Garoto, que também fica em Vila Velha.

Infelizmente não conseguimos fazer a visita dentro da Fábrica, mas nos contentamos em conhecer a loja, a maior loja da Garoto no Brasil.

Fábrica da Garoto

Como no ano seguinte (2014) seria a Copa do Mundo no Brasil, tudo estava decorado com esse tema.

Loja da Fábrica da Garoto

A loja da Fábrica da Garoto é muito grande e você acaba querendo levar tudo, porque os preços também são bons. Foi um dilema sair de lá com pouco chocolate! haha

Em seguida voltamos para Guarapari para jantar e descansar…

Foi ótimo conhecer Vitória e Vila Velha!

Quer conferir todos os posts de destinos nacionais do Blog? Clique aqui!