Conhecendo a Cave Colinas de Pedra – Paraná

Publicado por

Nesse dia resolvemos fazer um programa diferente! Saímos de Curitiba e fomos conhecer a Cave Colinas de Pedra, situada na cidade de Piraquara, no Paraná, que fica a 50 minutos de carro de Curitiba.

Quem estiver querendo conhecer, eles só funcionam aos finais de semana e é necessário fazer a reserva com meses de antecedência, pois, estão sempre lotados e muitas vezes tem que entrar na lista de espera, como foi o nosso caso. Na verdade, demos muita sorte de ter conseguido agendando apenas com 3 semanas de antecedência.

O tour pela cave inicia as 11:30, então é necessário sair de Curitiba no máximo até as 10:00. Recomenda-se levar agasalho, mesmo se estiver calor, porque dentro da cave a temperatura é de no máximo 16º, independente da temperatura externa.

Chegamos um pouco antes das 11:00, nos apresentamos e fomos caminhar pelo terreno, que por sinal é enorme. Eles tem vegetação nativa totalmente preservada, além de uma cafeteria, uma litorina desativada e vários cantinhos lindos.

Entrada da Antiga Estação

O restaurante da cave fica em uma estação de trem desativada, a antiga Estação Roça Nova. Eles mantiveram detalhes importantes da estação e ficou maravilhosa sua restauração!

O local recebe os turistas para um tour pela cave (uma espécie de vinícola, mas no caso deles, a produção é de espumantes) iniciando uma conversa na frente da Estação. Eles contam a história da construção e de tudo que passaram para chegar onde estão. Após a visita pela cave, todos retornam para a antiga estação e é servido o almoço, por volta das 13:30.

Iniciamos a sensacional visita pela cave. Ela funciona em um túnel onde antigamente passava uma Maria Fumaça, que no dia de sua inauguração teve até a Princesa Isabel como passageira. O túnel é cheio de história e a mais bacana delas, é que ele não foi construído por escravos, toda a mão de obra utilizada foi remunerada.

Ao lado do túnel onde fica a cave, fica o túnel onde passa o trem que vai de Curitiba a Morretes. Esse túnel foi construído depois, porque o antigo era muito estreito e não suportaria os trens de hoje em dia.

O tour pela cave dura aproximadamente 2 horas, mas nem vemos o tempo passar lá dentro. É super gostoso conhecer mais sobre a história do espumante e como ele virou o espumante que tomamos hoje em dia. Ele conta a influência de Dom Perignon e de Veuve Clicquot na história do espumante.

Mostra como foi que descobriram que retirando as leveduras o espumante ficaria mais saboroso, sem aquele gosto pesado de fermento no final. Mostrou também o balé das leveduras (fotos abaixo). Contou qual o jeito certo de abrir um espumante e acho que todos fazíamos errado até então. hahaha

Ao final, eles nos convidam a conhecer mais o interior da cave, inclusive onde são conservadas as garrafas de espumantes. O local cabe até 1 milhão de garrafas conservadas ao mesmo tempo.

Digo que esse tour foi enriquecedor. Gostei muito de ter tido essa oportunidade e recomendo demais para quem quiser conhecer. Sem dúvida alguma, foi o melhor passeio da viagem toda!

Após o tour, seguimos de volta para a antiga estação onde funciona o restaurante. Lá eles servem um almoço com um menu degustação bem recheado e também inclui degustação dos dois espumantes que eles vendem na cave.

O valor do tour completo com direito a almoço e visita a Cave Colinas de Pedra sai por R$210 por pessoa, com bebidas pagas a parte.

Como podem ver acima, o cardápio é bem variado. Realmente é tudo muito gostoso, sendo todo preparado pela esposa do proprietário e dá para notar o carinho com que é feito. Agora vou mostrar como são os pratos…

ENTRADAS:

MENU DESGUSTAÇÃO:

SOBREMESAS:

Quem quiser permanecer no local, pode ficar até as 17:00. Saímos de lá por volta das 16:00 e chegamos em Curitiba pouco antes das 17:00. Seguimos para o Jardim Botânico e a ideia era ver o pôr do sol, mas quando chegamos lá, nos deparamos com um mar de gente e desistimos. haha

No post sobre Curitiba, tem muito mais de como foram os nossos dias na capital paranaense! Confira tudo! CLIQUE AQUI!

.


Quer conferir todos os posts de destinos nacionais do Blog? Clique aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.