Tirei o Visto Americano 10 anos depois dele ter sido negado!

Publicado por

É… por muito tempo esse assunto foi um terror para mim!

Em 2012 tentei tirar meu visto americano, mas ele foi negado. Simples assim… sem dar detalhes do porque e nem o que precisava fazer para resolver a situação e tentar tirar novamente.

Então eu resolvi que viajaria mundo a fora e que os Estados Unidos não seria mais uma opção, simplesmente porque eu não iria mais querer ir para onde eu não era bem vinda.

Anos se passaram e cá estamos em 2022, eu tendo conhecido cidades espalhadas por 20 países, mas ainda com essa mágoa do visto americano negado. Resolvi que iria tentar novamente!

Nesses anos eu tive tempo para pesquisar, estudar e entender o motivo dele ter sido negado naquela época e é exatamente isso que quero contar para quem passou por essa mesma situação e fica inseguro na hora tentar de novo.

Primeira coisa que fiz: EXAME DE CONSCIÊNCIA. Coloquei no papel como era minha vida naquela época e como ela é hoje em dia…

Há 10 anos eu tinha acabado de sair de um emprego e achava que o FGTS gordo que tinha na conta ia me possibilitar viajar e comprar tudo que eu queria, mas isso é um grande ponto negativo, porque eles entendem que não tendo um emprego aqui, eu também não tinha vínculo com o país. Outro ponto negativo é que eu estava cursando o 8º semestre da faculdade de Administração e que logo, eu estaria me formando e ficando livre para alçar voos por aí. Mas sem dúvidas, meu PIOR ERRO, foi colocar que eu mesma iria arcar com as despesas da minha viagem e eu nem declarava imposto de renda. Oi?

Para eles, eu era o COMBO PERFEITO para ir morar para lá e virar uma imigrante ilegal nos Estados Unidos. Como eles iriam aprovar um visto de uma pessoa desempregada que falou que iria arcar com a própria viagem? Talvez, se eu tivesse colocado que a viagem seria arcada pela minha mãe, que é servidora concursada do Governo do Distrito Federal, eu poderia ter um pingo de chance, mas hoje entendo que meu visto não ter sido aprovado, foi culpa exclusivamente minha e que eles estavam cobertos de razão em negar.

Corta para 2022, onde o cenário é completamente diferente e que por isso, eu tive certeza de que era a hora certa de tentar tirar meu visto americano.

Hoje sou servidora pública municipal (Secretária de Turismo e Cultura de Formosa-GO), declaro imposto de renda e agora sim eu consigo comprovar que tenho vínculo com meu país de origem, no caso, o Brasil.

Então, resolvi me dar de presente de aniversário a tentativa de conseguir esse visto, mesmo sabendo que se fosse negado, eles não devolveriam o dinheiro pago pela taxa. Em janeiro de 2022 dei entrada na solicitação de visto preenchendo o Formulário DS-160, e para isso, peguei todas as dicas no post do blog dos meus amigos Lu e Euclides do Casal a Bordo.

CLIQUE AQUI para ler o passo a passo de como preencher corretamente o Formulário DS-160.

Após o preenchimento você vai criar uma conta para fazer o agendamento, em seguida o pagamento da taxa de US$160 do formulário e de R$60 para que meu visto chegasse na minha residência (essa taxa é opcional). Então fui marcar as datas no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a entrevista na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília-DF. Para a minha surpresa, devido ao tempo que as embaixadas e consulados pelo Brasil ficaram fechadas durante a pandemia, as filas de espera estavam enormes, tendo vagas somente em setembro de 2022, mais de 8 meses depois. Mas eu queria viajar em novembro de 2022 e precisava arrumar um jeito de tirar antes, até para eu poder me programar com antecedência para a viagem.

Até que eu recebi uma DICA DE OURO de um amigo no finalzinho do mês de abril. Se liguem:

Todos os dias de semana um pouco antes das 16:00, abrem novas vagas no site do agendamento para o CASV e para as entrevistas nas Embaixadas e Consulados, devido as desistências ou adiamentos feitos por alguns solicitantes. A ida ao CASV é exatamente 1 semana antes da entrevista na Embaixada ou no Consulado. E assim eu consegui antecipar minhas datas para 17 de maio no CASV e 24 de maio de 2022 na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília-DF.

DICAS IMPORTANTES SOBRE A ENTREVISTA NA EMBAIXADA / CONSULADO:

– Comprove vínculos com o Brasil (emprego, casa, carro, fazenda…)

– Não fale além do que foi perguntado

– Tenha meios para comprovar sua renda (contracheque e afins)

– Não deixe de levar documentos importantes que por ventura poderão ser pedidos

– Não seja divergente nas informações do formulário e da entrevista

Finalmente os dias mais esperados chegaram! \o/

O dia de ir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) chegou e eu levei uma pasta de documentos gigante pensando que eles poderiam pedir algo (sou traumatizada haha), mas só pediram o passaporte e a página de confirmação do Formulário DS-160 impressa para a coleta de dados biométricos (impressão digital e foto). Eu cheguei a levar a foto, mas eles quiserem tirar novamente alegando que não tinham como digitalizar a que levei. Foi muito tranquilo e não demorou nem 20 minutos todo o processo.

IMPORTANTE: no CASV eles pedem para você desligar todos os aparelhos eletrônicos e guardar na bolsa. Já na Embaixada não tem essa possibilidade. Nela você não pode nem entrar com nenhum equipamento eletrônico, mesmo se estiverem desligados. Deixe no carro ou no pequeno quiosque que fica na entrada da Embaixada, nele você vai encontrar um guarda volumes, mas é pago.

O dia da entrevista na Embaixada dos Estados Unidos chegou e eu levei novamente aquela pasta de documentos gigante (antes prevenir, do que remediar haha). Nela tinham recibos de imposto de renda, documentos pessoais, contracheques desde que entrei no meu atual emprego e mais um monte de outros documentos que eles poderiam pedir, ou não. haha

Antes de entrar, deixei todos os eletrônicos e a minha bolsa no carro, só entrei com a pasta, a confirmação do agendamento da entrevista e o passaporte. Cheguei 30 minutos antes da minha entrevista e entrei na fila. Nela devo ter permanecido uns 20 minutos no máximo até a parte do raio x na entrada da Embaixada.

Após o raio x, fui direcionada a uma sala de espera com várias cadeiras onde um funcionário da embaixada vai falando os nomes de quem pode entrar na fila para a entrevista. Nessa etapa devo ter ficado cerca de 25 minutos.

Fui chamada para a fila e menos de 15 minutos depois eu comecei a entrevista, que não durou nem 10 minutos. Pasmem! Não pediram nenhum dos documentos que levei! Mas fico pensando que se eu não tivesse levado, teria risco de pedirem? Teria! haha

O meu entrevistador era muito gente boa, não era tão sério quanto o que me entrevistou da primeira vez e fiquei bem a vontade. Por coincidência, ele que grava os vídeos para o instagram e o youtube da Embaixada e eu já me senti BFF, porque tinha visto quase todos os vídeos dele. haha

Ele perguntou minha renda, então eu falei, perguntou os últimos 10 países que estive, citei todos, ele falou que viu o meu blog (coloquei o link no preenchimento do formulário), notou que eu gosto muito de viajar e perguntou qual país que eu tinha mais gostado, dai respondi que todos tem seu lugar especial no meu coração, mas que eu estava sonhando em conhecer os Estados Unidos. Dai ele: então seu sonho vai se realizar, porque o seu visto está aprovado! haha

Eu só não gritei porque tive medo de ser presa, mas eu fiquei muito muito feliz! \o/

O agradeci e fui embora de volta para minha terra. haha

Meu visto chegou aqui em casa em menos de 5 dias, acho que foi rápido assim, porque minha cidade fica a cerca de 80 km de Brasília, mas pode ser que em cidades mais distantes, demore um pouco mais. Mesmo assim, achei incrível a rapidez de todo o processo!

E agora é só correr pro abraço e esperar o dia da minha viagem chegar! Estou ansiosa para mostrar tudo aqui para vocês! New York, Washington e Orlando me aguardeeeeeem…

.

Acreditem sempre nos seus sonhos!

5 comentários

  1. Oi, tbm tive o visto negado a 10 anos, eu e minha esposa.
    Ná epoca eu estava na mesma situação sua, minha esposa já era funcionária publica.
    Aé tbm partimos para Europa, até fomos para África do sul, uns 6 há 7 países.
    hoje sou servidor publico tbm a mais de 5 anos, temos dois filhos, e estou preenchendo o formulário pra marcar a entrevista,
    minha dúvida é referente a pergunta ali de visto negado, vc escreveu muita coisa? que acreditava que teria sido negado? como faz muito tempo, não acredito que pagar uma agencia pra fazer uma defesa, seja necessário, faz tanto tempo e nossa vida mudou drasticamente.
    Obrigado!

    Curtir

    1. Desculpe a demora em responder. Provavelmente já até preencheu o formulário.
      É de extrema importância que seja o mais verdadeiro possível no preenchimento.
      Colocar que o visto foi negado é importante, exatamente por isso que você comentou no final… a vida mudou drasticamente.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.