O outro lado do turismo

Publicado por

É minha gente, por muitos e muitos anos eu fui apenas uma turista curiosa, que perguntava tudo para o guia, para os atendentes da agência que estava comprando os passeios, para os moradores… sou aquela pessoa que gosta de ouvir histórias e de se apaixonar pelos lugares que visita!

Desde maio de 2019 estou do outro lado, como gestora de turismo. Agora sou Secretária de Turismo e Cultura em Formosa-GO, minha cidade natal, e vejo tudo com outros olhos. Sei da dificuldade e da burocracia que é para conseguir fazer pequenas melhorias na infraestrutura turística estando no setor público, sei o que é a dificuldade de lidar com muita gente com ideias divergentes e ter que ter jogo de cintura para levar isso da melhor maneira possível todos os dias. Mas tem o lado incrível de tudo isso, que é fazer a melhoria significativa para a população, é ver que fazemos a diferença por fazer o trabalho que amamos. Sou muito grata por poder melhorar a estadia das pessoas que nos visitam e por proporcionar para a população formosense tudo isso através do meu trabalho.

Hoje, viajo para descansar, mas também para buscar ideias para implementar aqui, e olha que tem dado certo. Na minha ida a Gramado e Canela – RS, eu trouxe duas ideias, uma delas foi o 1º Festival Cultural e Gastronômico, que vi quando estive em Gramado e o outro foi o mirante que tem no Parque do Caracol, com vista para a Cascata do Caracol. Teremos um bem parecido aqui em Formosa, com vista para o Salto do Itiquira, que fica dentro no Parque Municipal do Itiquira, administrado por nós da Secretaria. Esse mirante poderá ser acessado por quem fizer a trilha que vai até o topo do Salto do Itiquira.

Outro ponto que sempre reparei, principalmente em destinos turísticos que tem muitos atrativos fora da cidade, é a sinalização turística ou a falta dela. Formosa tem a sinalização bem defasada, a última vez que foi atualizada, foi em 2015. De lá para cá alguns atrativos fecharam, outros mudaram de nome e muitos novos abriram, por isso, é necessária muita urgência na atualização das placas de sinalização dentro da cidade, nas GOs (rodovias estaduais) e BR 020 (rodovia federal). E isso já está sendo feito, para que quando você que está lendo esse post vier a Formosa, saber chegar em todos os nossos cantinhos especiais.

Ultimamente em todos os congressos, seminários e reuniões que participo, é muito citado a criação de destinos turísticos inteligentes, que facilitem a vida do turista que quer desbravar toda a região. Para isso, o app e o site Visite Formosa estão sendo elaborados de maneira simultânea, com todas as informações necessárias para quem quer conhecer Formosa.

Um grande sonho meu era que minha cidade tivesse um portal de entrada para chamar de seu, e terá. Através de um projeto da Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Obras, isso vai sair do papel assim que estiver finalizando o trecho do viaduto que está sendo construído na entrada principal da cidade. Além do portal, teremos um novo CAT (Centro de Atendimento ao Turista) bem dinâmico e prático, para que o turista consiga sair de lá super bem informado.

Há muito o que se fazer e com calma faremos nesses próximos 4 anos de gestão. Sou muito grata a Deus e ao Prefeito Gustavo Marques por ter me dado a oportunidade de trabalhar com o que amo e que aprendo cada dia mais.

Vem visitar Formosa, gente! Vocês não vão se arrepender não!

Visite Formosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.