Colonia del Sacramento é uma cidade marcada por muita história e mistérios, e neste post contarei como foi conhecer a cidade mais charmosa do Uruguai!
IDIOMA: espanhol.
MOEDA: peso uruguaio (UYU).
CÂMBIO: R$1 = $8 pesos uruguaios.
PERÍODO DA VIAGEM: 19 à 20 de abril de 2015 – outono.
POST >> Confira abaixo as cidades uruguaias que passamos nessa viagem:
| MONTEVIDÉU | PUNTA DEL ESTE |
1º dia – Ida de Montevidéu para Colonia del Sacramento:
Nosso dia começou de malas prontas, já que nosso próximo destino era Colonia del Sacramento, a cidade uruguaia mais próxima de Buenos Aires, apenas 50 km atravessando o Rio de la Plata com uma embarcação. Colonia fica a 180 km de Montevidéu, cerca de 2 horas de viagem, com a estrada bem tranquila.
Utilizamos os serviços do mesmo taxista (que não irei indicar porque não fez um bom trabalho), mas seguimos na direção oposta a Punta del Este. Passamos na cidade de Puntas de Valdez para trocar pesos, comprar água e visitarmos a Catedral que fica na praça central da cidade.


Seguindo viagem, mais ou menos 1:30 depois, chegamos na entrada de Colonia del Sacramento, toda margeada por coqueiros imperiais. Linda!

Você sabia que a cidade foi colonizada por portugueses? Na época do Tratado de Tordesilhas, Colonia era um importante ponto disputado por Portugal e Espanha. Portanto, foi colonizada por portugueses, mas depois foi conquistada pelos espanhóis. A arquitetura tem característica dos dois povos, tornando Colonia um lugar ainda mais interessante. As construções com tijolos são herança dos espanhóis e as construções com pedras, dos portugueses. No Barrio Histórico ainda é possível conhecer a parte amuralhada que está em ótimas condições.
Deixamos nossas malas no Hostel El Viajeiro, afinal, íamos passar a noite em Colonia e depois partimos para conhecer os pontos turísticos.
Primeira parada foi na Plaza de Toros em Real de San Carlos, local onde antigamente eram praticadas as famosas touradas espanholas. Visitamos somente por fora, já que o acesso a parte de dentro não é mais permitido. Logo ao lado, fica o Museo del Ferrocarril (de trens antigos), outro local legal para visitação.

Depois partimos para o Barrio Histórico de Colonia. Almoçamos no Restaurante Pulpería de los Faroles, com vista para os principais pontos turísticos do Barrio Histórico. Indico a milanesa, que estava divina!

Após o almoço fomos conhecer de perto o Barrio Histórico, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1995.

Começamos pelas Ruínas do Convento de San Francisco e as ruelas aconchegantes, cheias de flores e carros antigos abandonados.

Colonia del Sacramento tem duas ruas principais: Calle de San Francisco e Calle de los Suspiros. Na Calle San Francisco, é onde se encontram o Farol e as Ruínas do Convento de San Francisco, bem no miolo do Barrio Histórico da cidade.

A Calle de los Suspiros fica à beira-rio, cerca de 2 minutos caminhando da Calle San Francisco. Dizem que o nome da rua, vem da lenda que diz que por ali passavam os condenados que eram levados até o rio para serem fuzilados e davam os últimos suspiros enquanto caminhavam para a morte.

Em seguida fomos conhecer a parte beira-rio, banhada pelo Rio de la Plata. Passeamos até a parte da Muralha, onde se encontra o Portón de Campo, que era considerado a entrada da cidade antigamente.

Costumam dizer que é o ponto de partida para a visitação do Barrio Histórico. Observem na foto abaixo como essa parte das muralhas está conservada!

Passamos em frente a Plaza Mayor e continuamos caminhando em direção às Ruínas. Se posso dar uma dica, a dica é: perca-se pelas ruelas de Colonia. Uma mais encantadora que a outra.


Retornamos para as Ruínas do Convento, para subir no Farol de Colonia e presenciar um dos pores do sol mais bonitos da minha vida.

A subida ao Farol custou $20 pesos uruguaios e valeu demais! Vocês não tem noção da energia daquele lugar. Do alto, avistamos vários pontos turísticos:


Deixem sempre para subir no alto do Farol próximo ao horário do pôr do sol, porque é simplesmente fantástico!

Logo após o pôr do sol, ainda demos umas voltas pelo Barrio Histórico e paramos na Calle de Portugal para descansar em um barzinho.

Em frente a ele, também na Calle Portugal, está a Basílica do Santíssimo Sacramento, construída em 1680 e considerada a Igreja mais antiga do Uruguai.



Logo após o jantar, retornamos ao hostel. Dormimos em quarto compartilhado com banheiro privativo. Éramos 5 amigas e tinha mais uma brasileira no nosso quarto.
Gostaria de dizer que essa foi a minha primeira experiência em hostel e não achei positiva. O ralo do box entupiu e a água transbordou quase molhando o quarto todo. Mas como era somente por uma noite que ficaríamos alí, deu para aguentar. Se fossemos ficar mais tempo, com certeza correria para o hotel mais próximo!
2º dia – Ida de Colonia del Sacramento para Buenos Aires:
Mais uma vez arrumamos nossas malas e partimos bem cedo para o Terminal Fluvial de Colonia, onde pegaríamos o Buquebus (embarcação que faz o trajeto de 50 km de Colonia del Sacramento para Buenos Aires pelo Rio de la Plata). O Terminal é super organizado! Parecia que estávamos em um aeroporto mesmo. Muito bacana! Ainda não tinha viajado de um país a outro em embarcação.

No trajeto balança um pouco e para quem sente enjoo, como eu, aconselho tomar dramin ou plasil, para não estragar a viagem. O trajeto até Buenos Aires é de aproximadamente 1 hora.

Pagamos menos de R$100 pela travessia (não me lembro com exatidão), mas é importante lembrar que estes bilhetes podem ser comprados com antecedência no Terminal de ônibus de Montevidéu, pelo site da Buquebus ou no Terminal Fluvial em Colonia del Sacramento. Porém, fique atento! Deixar para última hora, pode atrapalhar sua viagem.
POST >> Quer saber como foi a continuação dessa viagem em Buenos Aires? Então, clique aqui!