4 dias em Montevidéu – Uruguai

Publicado por

O Uruguai é um país de pouco mais de 3,5 milhões de habitantes. Faz fronteira com Sul do Brasil e devido a isso, as bebidas que levam mate, são tão consumidas em ambos os países. Montevidéu é a cidade latino-americana com maior qualidade de vida, sendo o turismo uma das atividades econômicas mais importantes.

Escolhemos ir em abril, período em que a estação predominante é o outono. Praças cheias de folhas, tempo agradável e pouca chance de chuva. Mesmo assim, venta bastante (muito mesmo) e isso faz com que a sensação térmica diminuía muito.

IDIOMA: espanhol.

MOEDA: peso uruguaio (UYU).

CÂMBIO: R$1 = $8 pesos uruguaios.

PERÍODO DA VIAGEM: 16 à 20 de abril de 2015 – outono.

POST >> Confira abaixo as cidades uruguaias que passamos nessa viagem:

PUNTA DEL ESTE | COLONIA DEL SACRAMENTO |

 

1º dia – Chegada em Montevidéu e Centro Histórico:

Partimos do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek – Brasília (BSB) em um voo que fez conexão no Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (GRU) com destino a Montevidéu, capital uruguaia. Desembarcamos no Aeroporto Internacional de Carrasco (MVD) próximo ao meio dia. O aeroporto fica a 22 km, aproximadamente 40 minutos do centro de Montevidéu.

IMG_0492
Aeroporto Internacional de Carrasco – Montevidéu

Ficamos hospedadas no Hotel Califórnia, onde só passamos para deixar nossa bagagem. Fomos almoçar no Restaurante El Fogón, que é excelente por sinal. Tanto o restaurante, quanto o hotel, ficam na Calle San José, a menos de 5 minutos caminhando do Palácio Salvo.

IMG_0499
Palácio Salvo

Começamos nosso tour pela Plaza Independencia, onde se encontram os principais prédios do governo uruguaio. Ela fica situada no limite entre a Cidade Velha e a área central, antigamente conhecida como Cidade Nova.

DCIM100GOPRO
Plaza Independencia

Na foto abaixo, ao fundo, vemos o Palácio Salvo, maior edifício do Uruguai com 84 metros de altura, que foi construído em 1928 e possui uma vista incrível de Montevidéu de seu mirador. Ao centro, tem a Estátua do General Artigas, revolucionário uruguaio. Na parte subterrânea da estátua, encontra-se o Mausoléu do General Artigas, com os restos mortais e um pouco de sua história.

DCIM100GOPRO
Plaza Independencia

Na rua lateral da Plaza Independencia, está o Teatro Solis, mais importante teatro do país, que foi inaugurado em 1856 com a presença do Presidente Gabriel Antonio Pereira. Existe tour guiado e se quiser se programar, clique aqui para saber dos horários disponíveis para visita.

IMG_0452
Teatro Solis
DCIM100GOPRO
Plaza Independencia

Retornamos para a Plaza Independecia e atravessamos o portal para conhecer a Ciudad Vieja, um bairro de Montevidéu. É a parte mais antiga, originária da urbanização começada em 1742. Ao fundo, vemos o portal que dividia a cidade nova, da cidade velha e atrás dele, o Palácio Salvo.

IMG_0511
Ciudad Vieja

Ainda na Ciudad Vieja, seguimos para conhecer a Plaza de la Constitución, onde também se encontram diversos edifícios históricos do bairro mais antigo da capital.

DCIM100GOPRO
Plaza de la Constitución

Em frente a Plaza de la Constitución, visitamos a imponente Catedral Metropolitana de Montevidéu, principal templo católico da cidade.

DCIM100GOPRO
Catedral Metropolitana de Montevidéu

Após o tour, retornamos ao hotel para descansar depois de mais de 24 horas acordadas.

 

2º dia – CITY TOUR – Bus Turístico: Palácio Legislativo, Mercado del Puerto, Estádio Centenário e Letreiro Montevideo:

Ao acordar, mesmo com muito frio e garoa, fomos para a parada do Bus Turístico mais próxima do nosso hotel, que era em frente a Intendencia de Montevideo.

No caminho passamos pela Avenida 18 de Julio, onde se localiza a famosa Fuente de los Candados, bastante conhecida por casais que deixam um cadeado com suas iniciais com a promessa de que, ao fazer isso, estarão destinados a regressar a Montevidéu e permanecerem unidos para sempre.

IMG_0569
Fuente de los Candados

De lá seguimos para nosso destino. Pelo mapa, o Bus Turístico passaria às 09:00 da manhã em frente a Intendencia de Montevideo.

Fachada de la Intendencia de Montevideo.
Intendencia de Montevideo

No último andar, existe o Mirador Panorámico de la Intendencia, onde fizemos uma visitinha bem rápida, pois, estava chovendo. Na descida, adquirimos o ticket do Bus Turístico no próprio bus, pagando mais ou menos $600 pesos uruguaios pelo ticket de 24 horas. Também existe o ticket de 48 horas, o valor era de $950 pesos uruguaios.

IMG_0574
Mirador Panorámico – vista do elevador

Dentro do Bus Turístico, começamos o segundo dia turistando por Montevidéu.

DCIM100GOPRO
Bus Turístico

A nossa primeira parada foi no Palácio Legislativo de Montevideo. O Palácio é a sede da Câmara dos Deputados e do Senado. Prédio que chama a atenção pelo tamanho de sua arquitetura, poucos sabem que existe visita guiada na parte interna e que custa apenas $70 pesos uruguaios.

IMG_0588
Palácio Legislativo – Câmara dos Deputados
IMG_0589
Palácio Legislativo – Senado

A visita começa pelo Salão Central, cheio de detalhes em ouro e pinturas lindíssimas. Passamos pelos plenários da Câmara e do Senado até chegarmos a maravilhosa Biblioteca do Palácio. A guia falou em espanhol pausadamente e todos, mesmo que não sabendo falar espanhol, compreendiam perfeitamente as explicações.

DCIM100GOPRO
Biblioteca do Palácio Legislativo

A segunda parada foi no Mercado del Puerto. Sinceramente, esperava bem mais. Demos algumas voltas para conhecer (muitos restaurantes e lojas de artesanato), mas pegamos a indicação do Restaurante El Palenque no Trip Advisor. É excelente!

DCIM100GOPRO
Mercado del Puerto

A terceira parada foi no Estádio Centenário. O Estádio como já podíamos esperar, é bem velho e a conservação é bem precária, mas o Museu do estádio é incrível.

IMG_0634
Estádio Centenário

E claro, eles enfatizam a vitória do Uruguai sobre o Brasil no Maracanã na Final da Copa de 1950. A visita é muito válida! Vimos posters de Luis Suárez em todos os lados.

IMG_0638
Camisa que o Pelé usou na Final da Copa do Mundo de 1950

Em seguida, subimos para as arquibancadas e imaginar quantos clássicos que aconteceram por ali, tantas histórias… para quem gosta de futebol ou mesmo de história, é um ponto turístico imperdível. Valor para visitação do Estádio e do Museu é de $100 pesos uruguaios.

IMG_0647
Estádio Centenário

Após a nossa visita ao Estádio Centenário, pegamos o Bus Turístico até a Rambla de Montevidéu, onde se encontra o também famoso letreiro da cidade. Aproveitamos o pôr do sol para tirar umas fotos bem bacanas.

IMG_0746
Letreiro Montevideo

Após toda essa andança, fomos para o Montevideo Shopping Center para jantar e conhecer o Chivito, comida típica uruguaia, que nada mais é que um bife de carne de lomo empanada, forrado com batatas fritas, alface e tomate, e por cima presunto, queijo, bacon e ovo. É muito gostoso!

 

3º dia – PUNTA DEL ESTE: 

Por causa da Casapueblo decidi ir para o Uruguai e nada mais justo que um post totalmente dedicado a minha passagem por Punta del Este e cidades vizinhas. Para conferir tudo, clique aqui!

DCIM101GOPRO
Casapueblo – Punta Ballena

 

4º dia – COLONIA DEL SACRAMENTO:

No último dia em Montevidéu, seguimos rumo a Colonia del Sacramento, uma das cidades mais fofas que já conheci na minha vida.

Colonia fica a menos de 50 km de Buenos Aires – Argentina, e por isso, dormimos lá para no dia seguinte seguir para a Argentina. A travessia de cerca de 1 hora é feita em uma embarcação que corta o Rio da Prata. Para saber como foi conhecer Colonia del Sacramento, clique aqui!

DCIM101GOPRO
Colonia del Sacramento

POST >> Quer saber como foi a continuação dessa viagem por Buenos Aires, na Argentina? Então, clique aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.