Conhecendo Mambaí – Goiás

Publicado por

O Brasil é dividido por estados e cada estado é dividido por Regiões Turísticas. O estado de Goiás tem 10 Regiões Turísticas e Mambaí está situada na Região Turísticas de Águas de Cavernas do Cerrado, mesma que Formosa também faz parte. Essa é uma das regiões mais ricas em natureza em todo o estado, recheada de cachoeiras, poços, cavernas, dolinas, trilhas…

Esse conjunto de regiões foram o Mapa do Turismo Brasileiro.

.

A primeira visita que fiz a Mambaí, foi a convite do meu amigo Bruno Queiroz – Secretário de Turismo de Mambaí e proprietário da Agência Mambaí Adventure para conhecer a equipe da Expedição Sertões e também alguns atrativos. A Mambaí Adventure opera em Mambaí, Buritinópolis, Damianópolis, Terra Ronca (Guaraní de Goiás e São Domingos), Formosa, Chapada dos Veadeiros e muito mais…

Formosa fica a 235 km, cerca de 3 horas de carro de Mambaí e teria que acordar cedo demais para os passeios do dia seguinte, então fui um dia antes para conhecer a equipe da Expedição e ficar para turistar.

Entrada de Mambaí

O hotel que me hospedei foi Hotel APM 2, que fica em um posto de combustível (de mesmo nome) em frente a rotatória na entrada, onde está o letreiro MAMBAÍ. Nesse posto também fica a sede da Agência Mambaí Adventure. A diária do quarto single custou R$90 com café da manhã, simples, porém delicioso. Cama box, tv de led, ar condicionado e banheiro, tudo muito novinho.

Hotel APM 2

A agência que indico é a Mambaí Adventure, não só por ser do meu amigo, mas é que realmente eles tem um cuidado todo especial com os turistas que visitam a cidade. Lembrando que todos os atrativos da cidade, só podem ser visitados se você contratar uma das agências que operam lá.

Mambaí Adventure

.

1- TIROLESA LAPA DO PENHASCO

Fica a 16 km de Mambaí e está localizada no município de Buritinópolis-GO. Possui trilha de nível fácil de apenas 400 metros e só pode ser feita com uma agência ou guias credenciados.

Esperando para a tirolesa

Antes da tirolesa ainda encontrei novamente o Renato Perotti, coordenador da Expedição Sertões e o pessoal da Goiás Turismo, Alexandre e Gustavo. Sempre um prazer encontrá-los!

Considerada uma das maiores tirolesas do Brasil, com 320 metros de extensão e 102 metros de altura, possui um visual maravilhoso. Nela temos a oportunidade de experimentar a sensação de voar contemplando a natureza por um ângulo diferente.

Durante a tirolesa, atravessamos um cânion, passando por cima de um córrego com várias quedas d’água, contemplando a direita um encontro de cânions e a esquerda a entrada da Caverna Lapa do Penhasco.

É de fato uma experiência muito top e eu recomendo demais a todos que estiverem com viagem marcada para Mambaí.

.

2- CACHOEIRA DO FUNIL

O atrativo que fez Mambaí ficar conhecida como um destino de ecoturismo, está localizado a 6 km de Mambaí, em uma estrada com asfalto com ótimo estado de conservação até a entrada do atrativo. A trilha de nível fácil, possui 1,1 km e só pode ser feita com uma agência ou guias credenciados. A trilha é muito rica, possui labirinto de rochas e tem uma diversidade enorme de relevo e de flora.

Pela trilha passamos por escadarias, algumas cavernas menores, e alguns lugares com estalactites e estalagmites. O trajeto é bem bonito mesmo e vale a pena fazer paradas de contemplação.

Toda a água que cai da cachoeira vai pra dentro da caverna e para chegar até a cachoeira, passamos por dentro da caverna. É surreal!

Ao chegarmos na cachoeira, fizemos o pêndulo, uma das atividades mais procuradas de Mambaí. Gente! Vocês precisam fazer para sentir aquela adrenalina! É muito massa!

Na volta, temos essa vista toda da Cachoeira do Funil. Maravilhosa né?

Depois do pêndulo, fomos para o rio, onde tem uma hidromassagem natural bem gostosa.

Piscininha com hidromassagem natural

Após o final do passeio, voltamos para Mambaí para almoçar, mas não encontramos nenhum lugar aberto depois das 14:00. Fica a dica para quem quiser voltar para almoçar depois desse horário! Geralmente eles pedem para deixar reservado em alguns restaurantes, depois que o passeio termina.

Como podem ver, o dia de turismo acabou cedo. Esse roteiro de 1 dia é uma ótima opção de passeios para fazer num domingo, por exemplo. Depois é só seguir viagem e voltar para casa.

Em breve tem Expedição Sertões em Formosa! \o/

Expedição Sertões

.Agora estou pronta para contar para vocês como foi a segunda visita que fiz a Mambaí. A cidade me cativou, isso é um fato e volto facilmente quantas vezes puder!

Dessa vez, estive participando do Encontro Regional Programa Turismo 4.0 – Região Turística de Águas e Cavernas do Cerrado, e Mambaí foi o município anfitrião.

O Encontro foi promovido pela Goiás Turismo e SEBRAE GO, e também reuniu os Secretários e as Secretárias de Turismo de Formosa, Mambaí, Damianópolis, Buritinópolis, Posse e Flores de Goiás. Na ocasião, foram apresentados todos os dados e informações para a Governança Turística da Região da Águas e Cavernas do Cerrado para contribuir no processo de planejamento turístico para desenvolvimento sustentável do território e fortalecimento das lideranças locais e regionais.

Após o almoço, fizemos uma visita técnica a Cachoeira do Funil, principal atrativo da cidade. Toda a equipe que estava no encontro participou da visita e foi maraaaaa! Eu amo esses momentos de interação!

Meu amigo Bruno Queiroz – Secretário de Turismo de Mambaí

3- POÇO AZUL

No outro dia, fomos conhecer um atrativo muito conhecido e também muito visitado, o Poço Azul. Vale frisar, que todos os atrativos de Mambaí só podem ser acessados com guia contratado por agência. Indico para vocês a Mambaí Adventure para as aventuras super seguras na cidade.

A trilha começa na mesma entrada da Tirolesa Lapa do Penhasco, mas ao invés de seguir reto, viramos a direita. A trilha de nível difícil, tem 9 km (ida e volta) e contém 3 poços, por vezes de coloração azul, outras de coloração verde, a depender da época do ano que estão sendo visitados. Em determinada época, algum deles pode estar seco, que foi o que aconteceu comigo. O último estava seco!

Iniciamos essa trilha por volta das 09:30 (guarde essa informação) haha… ela começa em cima de um cânion com uma variedade de vegetação absurda, depois descemos ele, vemos paredões gigantes, atravessamos um rio e seguimos margeando o rio pelo outro lado até chegar de fato aos poços que ficam em locais diferentes um do outro.

A pior parte da trilha, é sem dúvida, molhar o pé na travessia do rio e ficar a trilha toda com o pé sambando dentro da botinha. Para não sofrer com isso, minha indicação é que você leve uma sapatilha aquática para colocar nesse trecho da trilha e uma meia seca também será muito bom.

Quando alcançamos a marca dos 3 km da ida, tinha um refúgio, onde sentamos e descansamos um pouco. Vai por mim, esses 3 km parecem demorar uma eternidade para chegar. É cansativo pra caramba a ida, mas a volta, prefiro nem comentar! Só recuperar o fôlego mesmo! hahaha

Chegamos ao 1º poço cerca de 2:00 depois do começo da trilha, mais ou menos 3,8 km de ida. Não havia queda d’água devido a época, mas o poço estava maravilhoso.

Seguimos para o 2º poço, cerca de 200 metros do 1º, mas com uma certa dificuldade para chegar. É literalmente muito sobe e desce. Esse poço marca quase 4,1 km da trilha de ida.

É maravilhoso! Nele passamos mais de 1 hora, descansamos e depois arrumamos as coisas para voltar.

Finalizamos a trilha às 15:00, cerca de 5 horas e meia depois que começamos e olha que todos que estavam comigo, tinham experiência com trilha. haha

Então, não vá achando que é molezinha não viu, porque não é, mas valeu o esforço!

Já tô pronta pronta para voltar a Mambaí e conhecer outros cantinhos dessa cidade incrível.

.

Espero que Mambaí tenha surpreendido vocês, como me surpreendeu. Conheçam!


Quer conferir todos os posts de destinos nacionais do Blog? CLIQUE AQUI!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.