Estava à procura do próximo destino e uma foto me chamou bastante atenção!
Era a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, departamento de Maldonado, nos arredores de Punta del Este – Uruguai. Me encantei logo de cara e então resolvi montar um roteiro onde eu pudesse a conhecer. Foi aí que descobri que um país tão pequeno, era tão rico e que 4 dias seria pouco para conhecer tantos lugares lindos!
IDIOMA: espanhol.
MOEDA: peso uruguaio (UYU).
CÂMBIO: R$1 = $8 pesos uruguaios.
DIA DA VIAGEM: 18 de abril de 2015 – outono.
POST >> Confira abaixo as cidades uruguaias que passamos nessa viagem:
| MONTEVIDÉU | COLONIA DEL SACRAMENTO |
FULL DAY – Montevideo, Atlántida, Piriápolis, Punta Ballena e Punta del Este:
Por indicação do recepcionista do hotel, fechamos um tour privado com um taxista até Punta del Este. Tomamos café mais cedo e saímos por volta das 08:00. Na estrada ele foi nos contando a história do Uruguai a medida que passávamos em frente a alguns monumentos históricos, prédios importantes como o do Jornal El País e a casa do ex Presidente José Mujica (famoso por pilotar seu fusquinha pelas ruas da capital). Na ida para Punta del Este, ele foi parando em miradores e pequenas cidades e nos mostrando as suas peculiaridades.

Observe na foto acima, que a tonalidade do Rio de la Plata é bem mais escura que a do mar. Essa é uma das principais características a ser analisada, quando você estiver passando pela orla de alguma cidade uruguaia e tiver dúvida se é rio ou mar.
IMPORTANTE CITAR: o Uruguai é dividido por departamentos. Neste post, citarei cidades que ficam em 3 departamentos diferentes:
Montevideo – departamento de Montevideo.
Atlántica – departamento de Canelones.
Piriápolis, Punta Ballena e Punta del Este – departamento de Maldonado.

Primeira parada foi em Atlántida para conhecer as geladas praias uruguaias e o monumento Ninho da Águia a beira-mar, que foi esculpida na pedra com o formato de uma águia. Na foto abaixo, ele encontra-se ao fundo.

Seguimos viagem e 55 km depois, chegamos a Piriápolis, cidade-balneário que fica a 100 km de Montevidéu. Vale a pena dar uma passadinha lá, mesmo que seja rápida!

Almoçamos em um restaurante com vista para o mar e aproveitamos para comemorar o aniversário de uma das minhas amigas, brindando com medio y medio, bebida típica uruguaia. Parece uma mistura de espumante com vinho branco. Eu adorei!

Dessa vez, partimos em direção a Punta del Este, mas antes, passamos por Punta Ballena, onde está situada a Casapueblo. Exatamente aquele lugar que eu citei no começo de tudo e que me inspirou a viajar para o Uruguai.

Fizemos uma visita somente pela parte de fora, porque o ponto alto da Casapueblo é no pôr do sol. Tiramos algumas fotos e fomos para o centro de Punta del Este.

Já em Punta del Este, nossa primeira parada foi no Hotel e Casino Conrad, famoso para os brasileiros que acompanham ou acompanhavam os programas do Amaury Jr, que sempre eram apresentados lá nas férias. Não entramos, só tiramos fotos de fora.

Tirei a foto abaixo para mostrar como é a orla de Punta del Este. É muito bonita, moderna e extremamente limpa. Fico imaginando como deve ser massa no verão!

Enfim, chegamos ao famoso monumento que representa a cidade em tantas fotos, o Monumento al Ahogado (também conhecido como La Mano ou Mano de Punta del Este), que representa um homem submergido com os 5 dedos para fora d’água. Ele fica situado nas areias da 1ª parada da Playa Brava.

Foi criado pelo escultor Mario Irarrazábal, que também tem esculturas em formato de Mão no Chile (Antofagasta), Itália (Veneza) e na Espanha (Madrid).
Do Monumento al Ahogado, fomos conhecer o Pier Escollera, o Pier de Punta del Este, que é realmente encantador!

Sentamos no deck de uma cafeteria em frente ao Pier para passar o tempo até chegar a hora de irmos para a Casapueblo. É uma boa pedida para quem visita a cidade no outono e no inverno, estações que costumam serem frias no Uruguai.
Chegou a hora! Hora de ir para a Casapueblo presenciar a Ceremonia del Sol. E então, seguimos viagem até Punta Ballena, mas antes, passamos pela ponte mais famosa de Punta del Este, a Ponte Barra Leonel Vieira, mais conhecida como Ponte Ondulada. Confesso que me deu um frio na barriga. haha

No caminho, passamos por alguns condomínios em Punta Ballena antes de chegar a Casapueblo. Paramos em um mirador para tirar algumas fotos. Ao fundo da foto abaixo, podemos ver a Playa Portezuelo.

Chegamos a Casapueblo e adquirimos o ingresso na bilheteria por $300 pesos uruguaios. Fomos um pouco antes de começar de fato o pôr do sol, então aproveitamos para tirar muitas fotos até a cerimônia começar.

Digo e repito: valeu muito a pena ter feito esta viagem para poder viver este momento e conhecer esse lugar mágico. A energia de lá é INCRÍVEL!

Para quem não sabe, a Casapueblo é um hotel em estilo grego, todo construído de frente para o mar, exatamente na direção que o sol se põe. Se tiver vontade de se hospedar nele, reserve com bastante antecedência, pois, a procura é enorme.


A “Ceremonia del Sol” que acontece todos os dias, é uma gravação imortalizada pela voz de Vilaró, que faleceu em 2014. Carlos Páez Vilaró foi pintor, ceramista, escultor, muralista, escritor, compositor e um dos construtores da Casapueblo, que foi modelada pelas suas mãos. A cerimônia termina exatamente quando o sol se põe. É impressionante a precisão do tempo!

Após o pôr do sol, tomamos o caminho de volta para Montevidéu e foram cerca de 120 km rodados em aproximadamente de 2 horas beeeeeem cansativas.
Passamos novamente no Montevideo Shopping Center para jantar e depois retornamos ao hotel para descansar. No outro dia, íamos conhecer mais uma linda cidade uruguaia: Colonia del Sacramento.
E no dia seguinte da nossa ida para Colonia del Sacramento, seguimos para o segundo país da nossa viagem. Chegou a hora de conhecer a terra dos hermanos: Buenos Aires, na Argentina!
POST >> Quer saber como foi a continuação dessa viagem em Buenos Aires? Então, clique aqui!
Um comentário