Óbidos, a Vila Medieval – Portugal

Publicado por

Saímos de Lisboa com destino à Fátima, cidade abençoada onde se encontra o Santuário de Fátima, famoso mundialmente por reunir milhares de peregrinos todos os anos.

Existem diversas formas de fazer esse trajeto. Na Praça do Comércio em Lisboa, muitas agências oferecem o passeio de dia inteiro que faz um bate e volta para Fátima que passa por Batalha, Óbidos e Nazaré antes de chegar a Fátima. O valor gira em torno de €50 por pessoa.

A maneira que escolhemos para conhecer as próximas cidades portuguesas do nosso roteiro, foi alugando carro. Nessa parte da Europa, a habilitação brasileira é válida! Sendo assim, um dia antes de sairmos para essa road trip, ligamos na Rentalcars e reservamos os dois carros na Sixt. Éramos 5 pessoas, mas o nosso grande problema eram as 10 malas. hahaha

Escolhemos 1 Seat Leon e 1 Mercedes A180d, para termos conforto e porta malas grande para caber toda a nossa bagagem. Pagamos cerca de US$210 pelos dois carros (aluguel + seguro + devolução em outra cidade + passagem livre pelos pedágios na estrada). Para abastecer os dois carros com diesel, creio que não gastamos mais de €50. Buscamos os carros no Aeroporto de Lisboa as 10 da manhã e entregaríamos depois no Aeroporto do Porto também as 10 da manhã do dia seguinte. Não foi pedido carteira de habilitação internacional, usamos as habilitações brasileiras mesmo.

Nosso roteiro dos próximos dias seria: Lisboa > Óbidos > Fátima > Coimbra > Porto, por isso alugar o carro seria tão importante. Fazer esse trajeto de comboio ou ônibus ficaria muito trabalhoso e cansativo por causa das malas.

MOEDA: euro.

IDIOMA: português.

DIA DA VIAGEM: 04 de outubro de 2017 – outono.

INTERNET: chip da @easysim4u. Único que pega em mais de 140 países e já chega ao seu destino conectado com internet 4G.

POST >> Abaixo deixo os posts completos das outras cidades portuguesas que passamos nessa Eurotrip:

| LISBOA | SINTRA | FÁTIMA | PORTO |

O dia estava nublado e na estrada pegamos bastante neblina, mas fomos com calma e sem pressa. A pista parecia um tapete e recomendo que todos tenham essa experiência. Dirigir pelas estradas portuguesas é top fixe (como eles mesmos dizem).

Chegamos em Óbidos, vila medieval portuguesa localizada no Distrito de Leiria, a 84 km de Lisboa. Faríamos uma rápida passagem por lá. A vila é pequena, tem aproximadamente 2.200 habitantes e nem tem tantos lugares para conhecer.

Vila de Óbidos

O clima aconchegante ganhou nosso coração. Ela é cercada por muralhas e tem aquele ar gostoso de cidade medieval e nessa Eurotrip, conhecemos outras cidades medievais incríveis: Toledo na Espanha e Bruges na Bélgica.

DCIM168GOPRO

Demos algumas voltas e passamos pela Praça Santa Maria, principal praça da vila. Nesta praça também se encontra a Igreja de Santa Maria (ao fundo da foto), famosa pois, o rei Afonso V casou-se com a sua prima Isabel de 8 anos. O interior da igreja é muito interessante, especialmente devido ao túmulo renascentista que abriga, e porque as suas paredes são completamente cobertas por azulejos azuis do século XVII.

Praça Santa Maria

E caminhando, íamos descobrindo cantinhos fofos, cheios de cor e flores, como esse.

DCIM168GOPRO
Vila de Óbidos

Nossa última parada foi na entrada da parte amuralhada que vai para o Castelo de Óbidos. Infelizmente não conseguimos chegar até o castelo devido ao curto tempo que tínhamos, mas quero voltar para conhecer com calma cada cantinho.

Muralha – entrada

Depois de caminhar pela parte amuralhada da vila, resolvemos procurar um restaurante para almoçar e seguir para Fátima.

Muralha – dentro

Almoçamos no Restaurante Petrarum Domus. Recomendo muito! Comida deliciosa, excelente atendimento e clima agradável.

Restaurante Petrarum Domus

Estávamos tão acostumadas com as grosserias dos garçons em Lisboa, que ficamos encantadas com o atendimento nesse restaurante. hahaha

Melhor carbonara da vida

Terminando nosso almoço, seguimos para Fátima, que fica a 88,5 km de Óbidos e 127 km de Lisboa. Para a nossa surpresa, no caminho o dia ficou lindo! Tudo azul e sem nuvens!

DCIM169GOPRO

POST >> Para saber sobre a nossa passagem no Santuário de Fátima, clique aqui!

Depois da visita ao Santuário, seguimos para Coimbra, cidade que dormimos, para no dia seguinte, partirmos para a última cidade portuguesa dessa Eurotrip. Era dia de conhecer a Cidade do Porto, segunda maior cidade de Portugal.

POST >> Quer saber como foi nosso dia no Porto? Clique aqui para conferir!