2 dias em Praga – República Tcheca

Publicado por

Saímos de Berlim no trem das 07:03 da empresa EUROCITY que pegamos na Estação Berlin Hauptbahnhof, as vezes mencionada como Berlin Hbf. A viagem era direta para Praga e durou mais que o esperado, porque foi necessário parar na metade do caminho por quase duas horas para fazerem manutenção nos trilhos. Era para ter durado cerca de 4:30 e durou pouco mais de 6 horas. Pagamos €20 pela passagem e achei muito prático e claro, muito barato. As passagens para trechos internos na Europa ficam disponíveis nos sites das empresas de ônibus e trem 3 meses antes da data de sua viagem.

CÂMBIO: €1 = 25 CKZ.

MOEDA: a República Tcheca possui sua própria moeda, a Coroa Tcheca (CKZ). Trocamos um pouco na estação e mais um pouco em uma casa de câmbio perto do hostel no outro dia. No primeiro dia, troquei em coroas tchecas o suficiente para comer e pagar o hostel, daí no segundo dia troquei um pouco mais para comer. Não queria ficar com essa moeda empatando meu orçamento na viagem! haha

IDIOMA: tcheco.

PERÍODO DA VIAGEM: 22 à 24 de outubro de 2017 – outono.

INTERNET: chip da @easysim4u. Único que pega em mais de 140 países e já chega ao seu destino conectado com internet 4G.

POST >> Quer saber como foram os dias que passamos em Berlim? Clique aqui!

1º dia – CIDADE PEQUENA – Dancing House, Igreja do Menino Jesus de Praga, Ponte Carlos, Old Town e Torre da Pólvora:

Chegamos a Praga aproximadamente às 13:20. Desembarcamos na Estação Praha hl.n., que fica a cerca 10 minutos do local onde ficamos hospedadas. Éramos 4 e pagamos €25 por um taxi até o hostel.

Estação Praha hl.n.

Fizemos todas as reservas das nossas acomodações pelo booking.com, e dessa vez, a escolhida foi o Mosaic House, situado na Odborů 4, com excelente localização, a menos de 10 minutos a pé da Old Town. Pagamos €222 (5.550 CKZ) por 2 diárias em um quarto para 4 pessoas com banheiro privativo. Esse foi um dos melhores hostels que ficamos hospedadas durante toda Eurotrip. Conseguimos fazer o check in logo que chegamos, coisa rara na viagem. Deixamos nossas malas no hostel e saímos para caminhar.

Praga – em frente ao hostel

A nossa primeira parada foi no Dancing House, que fica bem pertinho do hostel. Dancing House ou Casa Dançante, é um prédio de escritórios inaugurado em 1992, que foi desenhado por Vlado Milunić, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry. Visitei outra obra de Frank Gehry, o BioMuseo na Cidade do Panamá, se quiser conferir o post, clique aqui!

Dancing House

Saindo do Dancing House cruzamos a Ponte Jirásek, uma das pontes que corta o Rio Moldava e pudemos admirar uma das vistas mais lindas de Praga. O dia estava muito perfeito!

Rio Moldava

Seguimos a pé, margeando o rio até chegarmos a Igreja do Menino Jesus de Praga, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que para fiéis e admiradores da arte sacra, é parada obrigatória. A estátua de 47 centímetros do menino Jesus feita em cera com o interior de madeira é venerada pelos fiéis que visitam o lugar. Famoso por realizar milagres, o Menino Jesus de Praga recebe doações de vestimenta de governos do mundo inteiro.

Depois da Igreja do Menino Jesus de Praga, nossa próxima parada era na Ponte Carlos (Charlie Bridge). No caminho até ela, passamos por várias lojinhas de souvenir, lanchonetes, restaurantes e então, resolvemos parar para almoçar. Mas o que mais me chamou a atenção, eram os lugares onde era vendido um doce típico tcheco, o trdelník. Você não vai passar por uma rua em Praga que não venda isso. É tipo crepe em Paris, tem em todo canto. hahaha

Ruas de Praga

O nome trdelník é impronunciável para nós, mas como as lojas são especializadas nele, você só vai precisar dizer qual sabor vai preferir (ufaaa haha). O trdelník é um tubo feito com uma massa enrolada no formato de espiral em volta de um espeto (que parece um rolo de massa) que fica girando sobre a brasa do carvão. Quando está pronto para ser servido, ele é cortado em fatias menores e polvilhado com açúcar e canela. Os sabores são variados, mas esse da foto era de nutella!

Trdelník, doce típico tcheco

Enfim chegamos a Ponte Carlos (Charlie Bridge – Karluv Most), a mais famosa de Praga e a segunda mais antiga da República Tcheca. Com 516 metros de comprimento, tem 16 arcos e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha para a Cidade Pequena. Começou a ser construída em 1357 a pedido do Rei Carlos IV e foi finalizada no começo do século XV, mas só recebeu o nome que tem hoje, em 1870.

Ponte Carlos

Uma foto sozinha nessa ponte de dia é impossível e olha que sou bem paciente para esperar os figurantes saírem, mas a Ponte Carlos está cheia de manhã, a tarde e a noite! De madrugada e bem cedo (quando tá MUITO frio) é possível conseguir uma foto boa. Alguém anima? Eu não tive coragem dessa vez! haha

Ponte Carlos – Cidade Velha ao fundo

Subi no parapeito da Ponte (não façam isso!) para tentar uma foto de cima e tinha um senhor achando que eu queria pular de lá. hahaha

DCIM180GOPRO
Ponte Carlos – Cidade Pequena ao fundo

Saindo da ponte, existe um mirante à esquerda. Da “Cidade Pequena” dá para ter uma vista linda da Cidade Velha. Observem na foto abaixo:

Ponte Carlos – ao fundo, Cidade Velha

Depois pegamos o caminho do hostel, mas antes, passamos na praça da Old Town. A noite ela fica espetacular. Os prédios todos iluminados dão um charme todo especial!

Old Town

Em seguida, passamos em frente a Torre da Pólvora (Powder Tower) que fica na parte do interior do Castelo de Praga (o castelo visitaremos no dia seguinte). Era uma das 13 torres defensivas que faziam parte das muralhas que rodeavam a Cidade Velha em 1232, mas é a única que se encontra de pé até os dias de hoje.

Torre da Pólvora

Depois do tour, seguimos para o hostel para jantar e descansar para o dia seguinte…

2º dia – CIDADE VELHA – Loreto, Castelo de Praga, Catedral de São Vito, Jardins do Palácio Valdstejnska e Old Town:

Começamos nossa caminhada bem cedo, logo após o café da manhã. Próximo ao nosso hostel tem muitas cafeterias. Comemos croissants quentinhos todos os dias. Pegamos um taxi e seguimos rumo a Loreto, primeira parada antes do Castelo de Praga.

Chegamos a Loreto, maior palácio barroco da cidade, também é um dos centros de peregrinação mais importantes da República Tcheca. Nele existe a cópia da modesta casa em que supostamente viveu a Virgem Maria. O local recebe doações à santa e entre elas estão 6.222 diamantes, o chamado Tesouro de Loreto. Viste o site oficial para saber mais sobre a visitação interna ao Santuário.

Santuário de Loreto

Saindo de Loreto, passamos por várias ruas lindas e cheias de história. Praga é uma cidade que merece ser admirada. Cada cantinho mais incrível que o outro.

Chegamos ao Castelo de Praga (Pražský hrad), sede histórica do poder e residência oficial do Presidente Tcheco, Miloš Zeman. O Castelo fica situado na Colina Hradcany, tendo essa vista sensacional da cidade no mirante em frente à entrada do castelo, caso tenha tempo para admirar, pode sentar no Starbucks e relaxar.

Castelo de Praga – mirante

Do mirante, também podemos avistar outro ponto turístico bastante interessante de Praga, a Torre Petřín (Petřín Tower), uma torre de ferro de 378 metros de altura que foi construída em 1892 e se assemelha muito a Torre Eiffel, que inclusive, é menor que a Torre Petřín. Existe visitação ao topo, caso queira saber como é, clique aqui no site oficial para saber. A torre fica no Monte Petřín, um dos locais mais animados de Praga. A visita até lá também é muito válida. Pena que não tínhamos muitos dias!

Torre Petřín, ao fundo

O Castelo já nos encanta logo na entrada. Sem dúvida, uma das atrações imperdíveis quando estiver planejando visitar a cidade.

Castelo de Praga – entrada

Fundado no século IX, era antigamente habitado por reis da Boêmia. Em seu interior encontra-se a Catedral de São Vito, o Palácio Real do Castelo de Praga, Torre Dalibor, Convento de São Jorge e Viela Dourada.

A Catedral de São Vito sede do arcebispado de Praga, é uma das maiores construções da cidade e maior igreja da República Tcheca. Construída toda em estilo gótico, foi iniciada em 1344 e finalizou-se, depois de uma interrupção das obras no século XV, só em 1929.

Catedral de São Vito

O Palácio Real do Castelo de Praga é tudo isso que vemos na fotos abaixo. Sua área é gigantesca e recomendo um dia inteiro se for fazer a visita guiada por dentro e conhecer tudo por fora.

O Castelo de Praga ocupa uma área superior a 72,5 mil m². Por causa disso é considerado, conforme o Guinness World Records Book, o maior castelo do mundo.

Castelo de Praga – ao fundo, Catedral de São Vito

Saindo do Castelo, seguimos para a próxima parada, os Jardins do Palácio Valdstejnska / Wallenstein (Valdštejnské Palác) que foram construídos nos anos de 1600, junto com o Palácio que hoje é a sede do Senado da República Tcheca.

Palácio Valdstejnska / Wallenstein

É o segundo maior jardim do centro de Praga e tem fontes, lagos, esculturas, uma linda vista para o castelo e uma área onde acontecem concertos clássicos abertos ao público, no verão.

Jardins do Palácio Valdstejnska

O Jardim não é tão grande, mas é muito bonito. Local ideal para passar uma tarde bem agradável.

A entrada para conhecer os jardins é totalmente gratuita. Vale a pena dispensar pelo menos meia hora do seu dia para conhecê-los.

Saindo do Palácio, seguimos para a Old Town, a Cidade Velha de Praga, onde está o Centro Histórico. A praça da Old Town é cheia de detalhes e construções maravilhosas.

Old Town

Sua arquitetura é incrível, uma das mais lindas que vi na vida. Achei a praça da Old Town tão linda quanto a Grand-Place de Bruxelas. Se não conhece a Grand-Place ainda, confira o post sobre Bruxelas aqui!

O Orloj Pražský é um Relógio Astronômico situado na parede sul da antiga Prefeitura da praça da Old Town. Ele é o relógio medieval mais famoso do mundo, estando a mais de 600 anos em pleno funcionamento.

De hora em hora, seus shows atraem visitantes curiosos de todo o mundo, onde 12 apóstolos aparecem nas duas janelinhas do relógio para acenar para a multidão abaixo.

Relógio Astronômico

Infelizmente, aquela famosa foto pegando a praça toda do alto nós não pudemos tirar, pois, ela é tirada do topo do Relógio Astronômico e ele estava em reforma.

Relógio Astronômico em reforma

Jantamos na praça mesmo, depois tiramos mais algumas fotos e retornamos ao hostel. Era hora de arrumar as malas, porque antes da meia noite pegaríamos o ônibus para nosso próximo destino. Íamos conhecer Budapeste, capital da Hungria.

POST >> Quer saber como foi conhecer Budapeste, capital da Hungria? Clique aqui!