Como planejar o seu roteiro

Publicado por

Duas coisas definirão o sucesso do seu roteiro: tempo e paciência.

Um roteiro de viagem não é uma tarefa fácil e pode ser que nem todos tenham esses atributos, por isso preferem viajar sem rumo ou contratar alguém para fazer o roteiro.

Mas se você é um viajante que quer aprender a montar o seu roteiro e começar a viajar antes mesmo de pegar a estrada, eu vou te ajudar.

1- Qual destino?

Geralmente o destino escolhido é um sonho e por muito tempo a pessoa ficou tentando arrumar tempo e dinheiro para ir. Pode ser também um destino de “modinha”, que todo mundo está indo ou mesmo um destino próximo de onde a pessoa mora.

Por isso, o primeiro item do roteiro é a escolha do destino.

2- Qual é a melhor época para viajar para este destino?

Se você consegue marcar férias em diferentes meses do ano, procure pesquisar qual a melhor época para ir para este destino. Se não, procure em blogs como é aquele destino no mês que você pode ir. Caso a previsão climática não seja das melhores, aconselho mudar o destino para não ter uma experiência desagradável.

Não façam como eu. Fui para o caribe no período de furacões e deu tudo errado. Cheguei a Punta Cana, na República Dominicana, uma semana depois que o furacão passou e o mar ficou remexido, ocasionando chuva todos os dias.

3- Quando ir: alta temporada ou baixa temporada?

Meu conselho é: NUNCA VIAJE NA ALTA TEMPORADA!

Infelizmente, nem todos conseguem tirar férias na baixa temporada, mas se puder escolher, fica aí a minha dica. hahaha

Na alta temporada tudo é praticamente o dobro do preço, sem contar que todo lugar vai estar cheio e com várias filas por onde você passar. Fila para sentar, fila para o banheiro, garçom cheio de gente para atender. Um verdadeiro caos!

Viajar na baixa temporada, principalmente se for com a família, será sempre a melhor opção. Os preços são bem mais justos, você será mais bem atendida e não vai precisar ficar esperando para fazer quase nada.

Único lugar que já viajei na baixa temporada e que passei raiva com filas e lotação, foi a Europa. Mas ali vai ter fila e muita gente sempre. Quando for assim, busque se orientar pela estação do ano, para pelo menos não congelar no frio ou fritar no calor. hahaha

4- Qual melhor meio de transporte até o seu destino?

O Brasil é um país com proporções continentais. Carro, ônibus ou avião são as opções que temos por aqui para nos locomover. O meio de transporte escolhido na sua viagem será determinado pelo valor que você pode gastar.

Se a sua viagem for para fora do Brasil, aconselho a eleger o avião como o seu meio de transporte. Com ele, você chegará bem mais rápido ao seu destino e com mais segurança.

Agora, para meio de transporte durante a viagem fora do Brasil, geralmente o metrô é o mais indicado se for passar a viagem toda numa única cidade ou trem para fazer bate e volta entre cidades vizinhas ou até mesmo para se locomover entre países, como acontece na Europa.

Se estiver na Europa, por exemplo, existem cias aéreas low coast, trem, ônibus ou carro alugado como meio de transporte.

5- Qual melhor lugar para se hospedar?

Nem sempre hotel bom é sinônimo de hotel caro.

Na minha primeira vez na Europa descobri que muitas vezes foi melhor reservar um hostel novo e bem localizado, do que um hotel barato com a aparência bonita. Vale lembrar que a Europa é o velho continente e que muitos lugares também são velhos e muitas vezes, nem elevador tem.

Antes de reservar o seu hotel, compare com hostels de nomes conhecidos, para ter noção do custo x benefício. Eu tinha muito preconceito com hostel, mas consegui vencer isso depois das boas experiências que tive.

Escolha se hospedar em lugares que tenham uma estação de metrô próxima. Isso te fará ganhar muito tempo, tempo esse que poderá usar para conhecer mais lugares.

6- Como escolher os pontos turísticos?

Primeiro passo: anotar todos os locais que deseja conhecer na cidade que você está indo.

Segundo passo: jogar todos os pontos de interesse no Google Maps e montar uma rota.

Terceiro passo: dividir tudo por proximidade. Nele você consegue saber quanto tempo demora de um ponto ao outro a pé, de carro ou de metrô.

O seu maior amigo nessa hora vai o Google Maps. É sério! Tenha o app no seu celular porque ele salva vidas, sem contar que é o melhor app de localização para quem está se locomovendo a pé. O bom é que uma vez com a rota montada, ele funciona offline.

Só recomendo o Waze, se for andar de carro.

Espero que esse post te ajude muito no planejamento da próxima trip. Se tiver dúvida, deixe aqui nos comentários que vou esclarecer tudinho! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.