2 dias em Madrid – Espanha

Publicado por

Saímos do Porto no voo das 06:20 da cia aérea portuguesa TAP. O voo era direto para Madrid e durou aproximadamente 1 hora, lembrando que a Espanha tem 1 hora a mais que em Portugal. Não houve serviço de bordo gratuito. E essa, havia sido a minha primeira experiência voando em uma cia aérea que presta serviço low coast (baixo custo) na Europa. Apesar da TAP ser portuguesa, comprei pelo site em real pagando R$175 pelo trecho.

MOEDA: euro.

IDIOMA: espanhol (também chamado de castelhano).

PERÍODO DA VIAGEM: 06 à 09 de outubro de 2017 – outono.

INTERNET: chip da @easysim4u. Único que pega em mais de 140 países e já chega ao seu destino conectado com internet 4G.

VOANDO LOW COST: a poltrona de todas as cias aéreas low coast que voei na Europa não reclinava. Também paguei para despachar a bagagem, pois, bagagem gratuita é somente a de mão com 10 kg. E se quiser marcar assento em algumas delas, terá que pagar por isso. Nessa Eurotrip voei de TAP do Porto para Madrid, Vueling de Madrid para Barcelona, Ryanair de Barcelona para Paris e Wizz de Budapeste para Milão. Nos próximos posts contarei minha experiência em cada uma delas.

POST >> Abaixo deixo os posts completos das outras cidades espanholas que passamos nessa Eurotrip:

| TOLEDO | BARCELONA |

1º dia – CITY TOUR – Puerta del Sol, El Oso y Madroño, Plaza Mayor, Mercado de San Miguel, Catedral de la Almudena e Palácio Real de Madrid:

A melhor parte de você fazer trajetos no início da manhã, é essa! Assistir de camarote um incrível nascer do sol bem alí na janelinha do avião.

Nascer do sol chegando a Madrid

Descemos no Aeroporto de Madrid-Barajas (MAD) às 08:30 (horário local). O aeroporto fica a aproximadamente 20 minutos de Puerta del Sol, centro de Madrid, onde nos hospedamos. Pegamos 2 taxis e pagamos aproximadamente €30 por carro. Lembrando que novamente pagamos excesso pela quantidade de malas.

Fizemos todas as reservas das nossas acomodações pelo booking.com, e dessa vez, a escolhida foi a Place&Price, na 8 Calle del Arenal, no coração de Puerta del Sol, com excelente localização. O apartamento tem 2 quartos com 2 camas de solteiro e um sofá cama em cada, banheiro, cozinha e sala de jantar. Pagamos €390 por 3 diárias no apartamento para 5 pessoas. Gostamos muito!

Depois que nos acomodamos, fomos andar pela cidade. Nosso tour começou logo que saímos do apartamento. Puerta del Sol é uma das praças mais famosas de Madrid. Acontecimentos históricos como a Proclamação da Segunda República em 1931, aconteceram nela.

Puerta del Sol

Ao centro, encontramos a estátua de Carlos III, Rei da Espanha de 1759 até sua morte e o Letreiro Tio Pepe, letreiro de 25 metros de comprimento e 10 de altura, que foi alvo da mobilização de milhares de madrilenos, quando quiseram retirá-lo da praça. O Tio Pepe é um famoso vinho tipo Jerez, que todos na Espanha reconhecem pela garrafa escura vestida com uma jaqueta vermelha, um chapéu de abas largas e um violão em mãos, imagem símbolo da empresa criada em 1935.

DCIM172GOPRO

Mais a frente, encontramos o Monumento El Oso y Madroño, símbolo de Madrid, e fica situado na entrada da Calle Alcalá. Foi colocado no atual lugar em 1967 e este ano (2017) completou 50 anos.

Monumento El Oso y Madroño

Infelizmente, o Relógio da Casa de Correios estava em reforma, com a fachada totalmente coberta. Nele acontecem as badaladas de final de ano desde 1962, que reúne milhares de locais para comer as tradicionais uvas da sorte e celebrar o ano novo. Na calçada em frente a porta central da Casa de Correios, está o Quilômetro Zero, ponto que marca onde começaram as estradas radiais espanholas.

Quilômetro Zero

Saindo de lá, caminhamos aproximadamente por 5 minutos até a Plaza Mayor, outra importante praça de Madrid. É uma praça retangular, rodeada por todos os lados de edifícios de 3 pisos.

Plaza Mayor
DCIM169GOPRO

Nela, encontramos a Casa de la Carnicería do lado sul e a Casa de la Panadería do lado norte, edifícios localizados ao centro da praça, que são cobertos no último andar, tem forma de sótão, com o piso térreo pórtico e os lados coroados por torres angulares.

Casa de la Carnicería
Casa de la Panadería

Ao centro, a estátua de Filipe III, também chamado de Filipe o piedoso, Rei da Espanha e de Portugal de 1598 até a sua morte.

Estátua de Filipe III

Após conhecermos a Plaza Mayor, fomos almoçar. Passamos no Mercado de San Miguel para conhecer, pois, é um famoso e grandioso mercado da cidade.

Mercado de San Miguel

Nele, provamos a famosa comida típica espanhola, conhecida como tapas, que são pequenas porções como as nossas entradas. Provei a de salmão com caviar.

Tapas

Optamos por não almoçar no mercado e fomos ao Taste Gallery, restaurante ao lado do mercado, com boas recomendações no Trip Advisor. Mas não recomendamos não! Péssimo atendimento, os pedidos vieram praticamente todos errados, nos cobraram taxas que não nos foram informadas e não quiseram retirar quando reclamamos.

Após o almoço, continuamos caminhando. Fomos conhecer a Catedral de Santa Maria la Real de la Almudena ou simplesmente Catedral de la Almudena, sede episcopal da Diocese de Madrid. Tem 102 metros de comprimento e 73 de altura. Sua arquitetura é uma mistura de vários estilos, que resultaram em uma obra prima.

DCIM170GOPRO
Catedral de la Almudena

A Catedral está localizada na Plaza Armería, em frente ao Palácio Real de Madrid, também conhecido como Palácio de Oriente. É a residência oficial do Rei da Espanha. Começou a ser construído em 1735 e foi inaugurado em 1755. Está aberto à visitação todos os dias da semana de 10:00 às 20:00. O ticket geral custa €11.

Palácio Real de Madrid

Na lateral esquerda da Catedral, encontramos o Museo de la Catedral de la Almudena, que tem como principais objetivos, divulgar o patrimônio cultural e artístico da Catedral. Além disso, procuram envolver o visitante na história da Igreja em Madri e seus dois patronos, a Virgen de la Almudena e San Isidro Labrador.

Museo de la Catedral de la Almudena

Após as visitas, retornamos para Puerta del Sol, mas no caminho, percebemos que a Catedral nos encanta de qualquer ângulo. A parte de trás é lindíssima também!

Catedral de la Almudena – vista de trás

2º dia – CONHECENDO TOLEDO:

O segundo dia em Madrid foi de bate e volta com destino a Toledo, cidade medieval espanhola do século II, que fica bem pertinho de Madrid.

POST >> Quer saber como foi conhecer uma cidade medieval na Espanha? Clique aqui!

3º dia – CITY TOUR – Bus Turístico: Templo Debod, Teleférico de Madrid, Gourmet Experience, Estádio Santiago Bernabéu, Puerta de Alcalá, Parque El Retiro e Palácio de Cristal:

Mais uma vez começamos o dia bem cedo. Descemos para a Plaza Puerta del Sol e adquirimos o ticket do Bus Turístico na banca de jornal para conhecer os pontos mais afastados do centro de Madrid. O ticket nos custou €21 para 24h de tour, com primeira partida às 09:00.

Saímos de Puerta del Sol em direção ao Templo Debod.

DCIM171GOPRO
Templo Debod

O Templo é originalmente egípcio e tem cerca de 2.200 anos, foi doado pelo Estado Egípcio como um presente para a Espanha. Ele está aberto à visitação desde 1972.

DCIM172GOPRO

A entrada é gratuita. É fechado na segunda-feira, mas de terça a sexta-feira funciona de 10:00 às 14:00 e de 18:00 às 20:00. Aos sábados e domingos, a visitação é de 09:30 às 20:00 sem interrupção.

Templo Debod

Depois do Templo, seguimos caminhando pelo Parque del Oeste até chegar ao Teleférico de Madrid – Estação Rosales. O parque é lindo e seria ideal para um piquenique.

Parque del Oeste

Caminhamos cerca de 10 minutos do Templo até o Teleférico. Ao descer as escadas e pegar uma pequena fila, você já pode adquirir seu ticket por €5,90 ida e volta.

Teleférico de Madrid

O trajeto é por cima do Parque del Teleférico e liga até a Estação Casa de Campo, do outro lado do Parque.

Teleférico de Madrid – Estação Casa de Campo

A estação possui uma lanchonete e uma vista bem bacana de todo parque, mas fiquei arrependida de não ter deixado para andar de teleférico em Lisboa ou em Barcelona, que tinham vistas mais bonitas.

Teleférico de Madrid

Na volta, regressamos à Estação Rosales e depois ao Ponto do Bus Turístico que fica em frente ao Templo Debod. Descemos na parada da Gran Vía e fomos almoçar no Gourmet Experience, que fica no 9º andar do Shopping El Corte Inglés, na Plaza Callao.

Gourmet Experience – entrada

O local é um misto de praça de alimentação com restaurantes de comidas típicas de vários países e um empório de comes e bebes de vários países também.

Empório (esquerda) e Restaurantes (direita)

Gostei muito da experiência e recomendo! Além das comidas típicas, ao fundo da praça de alimentação, é vendido o famoso e autêntico gelato italiano Amorino.

A visita ao Gourmet Experience valeria somente por essa vista, nela vemos a Gran Vía, avenida mais importante de Madrid, que começa na Calle de Alcalá e termina na Plaza de España. Ela possui bons restaurantes, lojas para compras, cinemas, shows e musicais que deixam o lugar ainda mais charmoso.

Vista do Gourmet Experience

Após o almoço, retornamos ao ponto do Bus Turístico e seguimos para o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid Club de Fútbol.

Vista do Estádio dentro do Bus Turístico

O estádio é imponente, gigante e foi inaugurado em 1947. Para dar a volta nele levamos alguns minutos. Na bilheteria pode ser comprado o ticket para diferentes tours guiados. O valor do ticket geral é de €25 por pessoa. A visitação funciona em diferentes dias e horários, mas caso queira saber exatamente, clique aqui!

A rua em frente ao estádio, é parada obrigatória para quem visita o local. Existe uma faixa de pedestres para que todos consigam tirar foto com segurança.

Estádio Santiago Bernabéu – Real Madrid

Enfim, chegamos a Puerta de Alcalá, ponto turístico mais famoso de Madrid. A Puerta está situada na Plaza de la Independencia e foi construída em 1778 a mando do Rei Carlos III para servir de porta de entrada da cidade.

Puerta de Alcalá

Em frente a Puerta de Alcalá, fica a entrada do maravilhoso Parque El Retiro, que possui uma imensa área verde e diversos atrativos turísticos dentro dele. O acesso é simplesmente gratuito, então, se estiver em Madrid, não perca a oportunidade de conhecer. Funciona em horários diferentes dependendo dos meses do ano. Por exemplo, de maio à outubro de 6:00 às 00:00 e de novembro à abril de 6:00 às 22:00.

Parque El Retiro – entrada

Dentro do Parque, passamos pela Fonte do Anjo Caído. Única obra a céu aberto dedicado ao Diabo. A escultura mostra o momento em que Lúcifer é expulso do paraíso e só foi realizada porque o Duque Fernan Nunez doou uma quantia bem alta para um monumento com este propósito.

Parque El Retiro – Fonte do Anjo Caído

Caminhando rumo ao Palácio de Cristal, passamos em frente ao Grande Lago que se pode passar o dia tranquilamente… alugar um pedalinho, um barco ou caiaque são minhas sugestões para você poder admirar a paisagem do local.

Parque El Retiro – Grande Lago

Ao fundo, o lindo e grandioso Monumento a Afonso XII, resultado de um concurso anunciado pela Rainha Maria Cristina em 1901. Foi construído pelo arquiteto José Grases Riera, feito todo em mármore e bronze, foi inaugurado em 1922.

Enfim, chegamos ao Palácio de Cristal, principal construção do parque, com certeza por sua beleza. Foi construído como uma estufa para abrigar uma exposição em 1887 de plantas e flores das Filipinas.

Palácio de Cristal – fachada
Palácio de Cristal

Foi criado pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco e fica em frente a um lago artificial com cisnes, gansos e patos. Hoje o prédio pertence ao Ministério da Cultura e é usada para exposições de arte contemporânea.

Parque El Retiro – lago em frente ao Palácio

A visitação na parte de dentro do Palácio é gratuita. Fiquei aproximadamente 20 minutos na fila esperando para entrar. Valeu a pena! Dentro, o Palácio é cheio de mistérios. Queria descobrir como eles conseguem formar essas palavras simplesmente com água (foto abaixo – reparem no chão). Não tem nada fundo, para dizer que são pequenas poças. Fiquei intrigada! hahaha

Palácio de Cristal – dentro

Após sairmos do Palácio, fomos conhecer melhor o Parque. Passamos em frente ao Palácio Velázquez, erguido para abrigar uma exposição comemorativa. Também projetado por Ricardo Velázquez Bosco, homenageava as indústrias de mineração, metalurgia, cerâmica, fabricantes de vidro e de água mineral. Todo em tons de telha e tijolo e cheio de detalhes em cerâmica, o prédio pertence ao Ministério da Cultura e abriga exposições organizadas pelo Museu Reina Sofia.

Palácio Velázquez

Fomos caminhando até a saída e admirando as belezas do Parque. Lugar lindo, bem cuidado e muito agradável. Aconselho muito mesmo um piquenique. Existem algumas cafeterias, lanchonetes e restaurantes lá dentro, portanto, não precisa se preocupar com muita coisa, só em relaxar.

Parque El Retiro, ao fundo Puerta de Alcalá

Saindo do Parque, retornamos ao ponto do Bus Turístico e seguimos até Puerta del Sol. Mas no caminho, passamos pela Prefeitura de Madrid, que possui um cartaz gigante na fachada de boas-vindas aos refugiados. Madrid prometeu receber 17.000 refugiados até 26 de setembro de 2017.

Prefeitura de Madrid

De Puerta del Sol, fui caminhar mais um pouco pela cidade. Passamos em frente ao Bicentenário Teatro Real de Madrid. Não entrei, mas achei maravilhoso, mesmo que de fora!

Teatro Real de Madrid

Depois, fomos até o Shopping El Corte Inglés buscar nossas roupas na lavanderia e comprar o jantar. Cozinhar no apartamento em viagens, é uma excelente maneira de economizar.

Shopping El Corte Inglés

No outro dia partimos rumo a tão esperada Barcelona, capital da Catalunha e segunda maior cidade da Espanha.

POST >> Quer saber como foi conhecer Barcelona? Clique aqui!