Minha passagem por Recife e Olinda foi muito rápida. Chegamos ao Aeroporto de Recife já era noite e partimos de carro alugado direto para Maragogi. No dia da volta, saímos de Maragogi com destino ao Centro Histórico de Olinda. Saindo de Olinda fomos para o Aeroporto de Recife e quase perdemos o voo porque o trânsito estava caótico. Recife, na época, estava toda em obras por causa da Copa do Mundo de 2014.
Vou contar abaixo um pouco do que conheci. O que vi, amei e preciso voltar para conhecer. O que não vi, mas quero conhecer, vou deixar abaixo como um possível roteiro para quando retornar…
Como chegar:
A melhor opção de voo:
– Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes (REC) – fica a 12 km do centro de Recife e a viagem dura cerca de 20 minutos.
Hospedagem:
A melhor localização para se hospedar em Recife é entre a Praia de Boa Viagem e a Praia do Pina, região onde estão a grande maioria dos hotéis e pousadas da cidade. Geralmente, os hotéis desse bairro ficam de frente para a praia, além de terem ótima estrutura, também tem boas opções de restaurantes, cafeterias, lojas, mercados e shoppings.
Quem quer se aproximar ainda mais da cultura pernambucana, pode escolher se hospedar no Recife Antigo ou em Olinda, que tem boas opções de pousadas no Centro Histórico.
Distâncias:
Tempo e quilometragem de carro medidos através do Google Maps:
Recife (Marco Zero) > Centro Histórico de Olinda: 7,5 km – 15 minutos de viagem.
Recife (aeroporto) > Porto de Galinhas: 49,1 km – 45 minutos de viagem.
Recife (aeroporto) > Praia dos Carneiros: 88,5 km – 1:24 de viagem.
Recife (aeroporto) > Maragogi: 123 km – 1:56 de viagem.
Recife (aeroporto) > Maceió: 248 km – 3:29 de viagem.
O que fazer?
Recife é uma cidade com a cultura bem viva e vibrante. Abaixo listarei os lugares que todo mundo precisa conhecer, inclusive eu.
– CENTRO HISTÓRICO DE OLINDA:

Único lugar que realmente conheci e me deixou com vontade de voltar para conhecer ainda mais da cultura de Pernambuco.

O Centro Histórico de Olinda, também conhecido como Cidade Alta, é vizinho de Recife, ficando a apenas 15 minutos de carro do Marco Zero. Dos diversos mirantes de Olinda, podemos avistar Recife e parte de sua orla do alto.

Quase 1/3 da área de Olinda é tombada. Sua preservação começou em 1930, em 1980 o sítio foi declarado Monumento Nacional, pelo Congresso Nacional e em 1982 foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A Catedral de São Salvador do Mundo ou popularmente conhecida como Catedral da Sé, datada de 1540, é a sede da Arquidiocese de Recife e Olinda.

À esquerda, tem um mirante, que pode ser acessado de elevador e tem uma vista incrível da Cidade Alta e de boa parte de Recife. Vale muito a pena subir!
– RECIFE ANTIGO:

Apesar de não ter conhecido essa parte, pesquisei muito e com as dicas dos lugares abaixo, é possível conhecer em 1 dia os principais pontos turísticos do Recife Antigo:
– PRAÇA DO MARCO ZERO: situada na região portuária de Recife, foi completamente revitalizada em no ano 2000, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Lá que você vai tirar a foto no letreiro RECIFE e no Marco Zero no centro da Praça.

– PARQUE DAS ESCULTURAS FRANSCISCO BRENNAND: se estiver na Praça do Marco Zero, dê um pulinho no parque. Ele foi construído no ano 2000, possui 90 esculturas do artista Francisco Brennand, tendo a Coluna de Cristal, a escultura principal do parque. Para conhecer o Parque das Esculturas, você precisa atravessar de barquinho, saindo da Praça do Marco Zero. A travessia de menos de 5 minutos, custa R$7 (ida e volta). Em menos 1 hora dá para conhecer tudo. De volta a Praça do Marco Zero, no Recife Antigo, continue o tour…

– MUSEU E CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO: se você estiver buscando conhecer realmente a cultura de Pernambuco, o Museu Cais do Sertão não pode faltar no seu roteiro não. Ele fica situado no antigo Armazém 10 do Porto de Recife e homenageia em grande estilo a obra de Luiz Gonzaga. Exposições temporais focadas na riqueza da cultura nordestina sempre acontecem e são imperdíveis.

– MUSEU PAÇO DO FREVO: o museu é dedicado ao Frevo, a dança típica mais marcante de Recife. Em 3 andares, eles distribuem as exposições em divulgação, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo.

– IGREJA MADRE DE DEUS: a Igreja mais tradicional da cidade, fundada em 1709, é considerada um dos templos barrocos mais bonitos do Brasil. É concorridíssima para casamentos, geralmente sendo necessário marcar com até 1 ano de antecedência.

– PASSEIO DE CATAMARÃ: o passeio pelas pontes de Recife sai às 11:00 – 16:00 – 20:00 e ainda podem ser escolhidos tours temáticos: Piratas do Capibaribe no domingo às 16:00 e o Catamarã Mal-Assombrado aos sábados às 20:00.

– FEIRINHA DE BOM JESUS: aos domingos, acontece a Feirinha de Bom Jesus, ao lado do Paço do Frevo. Esse é o lugar ideal para comprar lembrancinhas e experimentar diversas comidas típicas.

– MARACATU NA TORRE MALAKOFF: todo domingo acontece ensaio de Maracatu aberto ao público. O ensaio é gratuito e acontece às 17:00.
PASSEIOS (BATE E VOLTA) SAINDO DE RECIFE e OLINDA:
– PRAIA DOS CARNEIROS – TAMANDARÉ
– MARAGOGI
Gostaria de dizer que quando estive nesses lugares, eu ainda nem imaginava em ter um Blog de viagens e que se porventura, as fotos não estiverem com a qualidade de sempre, me desculpem.
Esse post é somente para dar algumas dicas de lugares legais para conhecer em Recife e Olinda e se conectar com essa cultura tão rica.
Quer conferir todos os posts de destinos nacionais do Blog? Clique aqui!