Recife e Olinda – Pernambuco

Publicado por

Minha passagem por Recife e Olinda foi muito rápida. Chegamos ao Aeroporto de Recife já era noite e partimos de carro alugado direto para Maragogi. No dia da volta, saímos de Maragogi com destino ao Centro Histórico de Olinda. Saindo de Olinda fomos para o Aeroporto de Recife e quase perdemos o voo porque o trânsito estava caótico. Recife, na época, estava toda em obras por causa da Copa do Mundo de 2014.

Vou contar abaixo um pouco do que conheci. O que vi, amei e preciso voltar para conhecer. O que não vi, mas quero conhecer, vou deixar abaixo como um possível roteiro para quando retornar…

 

COMO CHEGAR:

A melhor opção de voo:

– Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes (REC) – fica a 12 km do centro de Recife e a viagem dura cerca de 20 minutos.

 

HOSPEDAGEM:

A melhor localização para se hospedar em Recife é entre a Praia de Boa Viagem e a Praia do Pina, região onde estão a grande maioria dos hotéis e pousadas da cidade. Geralmente, os hotéis desse bairro ficam de frente para a praia, além de terem ótima estrutura, também tem boas opções de restaurantes, cafeterias, lojas, mercados e shoppings.

Quem quer se aproximar ainda mais da cultura pernambucana, pode escolher se hospedar no Recife Antigo ou em Olinda, que tem boas opções de pousadas no Centro Histórico.

 

DISTÂNCIAS:

Tempo e quilometragem de carro medidos através do Google Maps:

Recife (Marco Zero) > Centro Histórico de Olinda: 7,5 km – 15 minutos de viagem.

Recife (aeroporto) > Porto de Galinhas: 49,1 km – 45 minutos de viagem.

Recife (aeroporto) > Praia dos Carneiros: 88,5 km – 1:24 de viagem.

Recife (aeroporto) > Maragogi: 123 km – 1:56 de viagem.

Recife (aeroporto) > Maceió: 248 km – 3:29 de viagem.

 

O QUE FAZER?

Recife é uma cidade com a cultura bem viva e vibrante. Abaixo listarei os lugares que todo mundo precisa conhecer, inclusive eu.

 

– CENTRO HISTÓRICO DE OLINDA:

IMG_4257
Centro Histórico de Olinda

Único lugar que realmente conheci e me deixou com vontade de voltar para conhecer ainda mais da cultura de Pernambuco.

IMG_4195
Centro Histórico de Olinda

O Centro Histórico de Olinda, também conhecido como Cidade Alta, é vizinho de Recife, ficando a apenas 15 minutos de carro do Marco Zero. Dos diversos mirantes de Olinda, podemos avistar Recife e parte de sua orla do alto.

IMG_4206
Centro Histórico de Olinda – vista para Recife

Quase 1/3 da área de Olinda é tombada. Sua preservação começou em 1930, em 1980 o sítio foi declarado Monumento Nacional, pelo Congresso Nacional e em 1982 foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

IMG_4255
Centro Histórico de Olinda

A Catedral de São Salvador do Mundo ou popularmente conhecida como Catedral da Sé, datada de 1540, é a sede da Arquidiocese de Recife e Olinda.

IMG_4240
Centro Histórico de Olinda – Catedral da Sé – Mirante

À esquerda, tem um mirante, que pode ser acessado de elevador e tem uma vista incrível da Cidade Alta e de boa parte de Recife. Vale muito a pena subir!

 

– RECIFE ANTIGO:

recife-2014127_960_720
Recife Antigo (foto retirada do google)

Apesar de não ter conhecido essa parte, pesquisei muito e com as dicas dos lugares abaixo, é possível conhecer em 1 dia os principais pontos turísticos do Recife Antigo:

 

PRAÇA DO MARCO ZERO: situada na região portuária de Recife, foi completamente revitalizada em no ano 2000, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

DSC_1035
Praça do Marco Zero (foto retirada do google)

Lá que você vai tirar a foto no letreiro RECIFE e no Marco Zero no centro da Praça.

20160309_134202
Praça do Marco Zero – letreiro RECIFE (foto retirada do google)

 

PARQUE DAS ESCULTURAS FRANSCISCO BRENNAND: se estiver na Praça do Marco Zero, dê um pulinho no parque. Ele foi construído no ano 2000, possui 90 esculturas do artista Francisco Brennand, tendo a Coluna de Cristal, a escultura principal do parque. Para conhecer o Parque das Esculturas, você precisa atravessar de barquinho, saindo da Praça do Marco Zero. A travessia de menos de 5 minutos, custa R$7 (ida e volta). Em menos 1 hora dá para conhecer tudo. De volta a Praça do Marco Zero, no Recife Antigo, continue o tour…

O-Marco-Zero-Recife-3
Parque das Esculturas (foto retirada do google)

 

MUSEU E CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO: se você estiver buscando conhecer realmente a cultura de Pernambuco, o Museu Cais do Sertão não pode faltar no seu roteiro não. Ele fica situado no antigo Armazém 10 do Porto de Recife e homenageia em grande estilo a obra de Luiz Gonzaga. Exposições temporais focadas na riqueza da cultura nordestina sempre acontecem e são imperdíveis.

15055916111_9264e696a8_b
Museu e Centro Cultural Cais do Sertão (foto retirada do google)

 

MUSEU PAÇO DO FREVO: o museu é dedicado ao Frevo, a dança típica mais marcante de Recife. Em 3 andares, eles distribuem as exposições em divulgação, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo.

1978759_657231280990892_1805602656_n
Museu Paço do Frevo (foto retirada do google)

 

IGREJA MADRE DE DEUS: a Igreja mais tradicional da cidade, fundada em 1709, é considerada um dos templos barrocos mais bonitos do Brasil. É concorridíssima para casamentos, geralmente sendo necessário marcar com até 1 ano de antecedência.

15.01.22_recife_sagrado_-_foto_daniel_tavares_pcr
Igreja Madre de Deus (foto retirada do google)

 

PASSEIO DE CATAMARÃ: o passeio pelas pontes de Recife sai às 11:00 – 16:00 – 20:00 e ainda podem ser escolhidos tours temáticos: Piratas do Capibaribe no domingo às 16:00 e o Catamarã Mal-Assombrado aos sábados às 20:00.

parquedaseculturas-41
Passeio de Catamarã – Recife Antigo (foto retirada do google)

 

FEIRINHA DE BOM JESUS: aos domingos, acontece a Feirinha de Bom Jesus, ao lado do Paço do Frevo. Esse é o lugar ideal para comprar lembrancinhas e experimentar diversas comidas típicas.

o-que-fazer-feira-do-bom-jesus-03
Feirinha de Bom Jesus (foto retirada do google)

 

MARACATU NA TORRE MALAKOFF: todo domingo acontece ensaio de Maracatu aberto ao público. O ensaio é gratuito e acontece às 17:00.

 

PASSEIOS (BATE E VOLTA) SAINDO DE RECIFE e OLINDA:

PORTO DE GALINHAS

PRAIA DOS CARNEIROS – TAMANDARÉ

MARAGOGI

 

Gostaria de dizer que quando estive nesses lugares, eu ainda nem imaginava em ter um Blog de viagens e que se porventura, as fotos não estiverem com a qualidade de sempre, me desculpem.

Esse post é somente para dar algumas dicas de lugares legais para conhecer em Recife e Olinda e se conectar com essa cultura tão rica.


Quer conferir todos os posts de destinos nacionais do Blog? Clique aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.